Praias

Brasil possui um vulcão e é considerado o mais antigo do mundo

Datado com quase dois bilhões de anos, o vulcão Amazonas está situado ao norte do país e se destaca pelo seu tamanho gigantesco, com o diâmetro do seu cone medindo aproximadamente 22 quilômetros


Região de Uatumã, na Amazônia, onde está situado o único vulcão brasileiro, nas proximidades do rio Tapajós - Foto: Neil Palmer (CIAT)
Região de Uatumã, na Amazônia, onde está situado o único vulcão brasileiro, nas proximidades do rio Tapajós - Foto: Neil Palmer (CIAT)

Existem vulcões no Brasil? Sempre aprendemos, que entre tantos problemas do nosso país, os que são causados diretamente pela natureza estamos livres. Terremotos, furacões e vulcões não fazem parte da lista de preocupações dos brasileiros. Porém, o que muitos não sabem é que o Brasil possui um vulcão e é o mais antigo já descoberto no mundo. Camuflado na região amazonas, ele foi localizado em 2002 após diversas expedições à área. Recentemente, também foi encontrado um possível novo cone vulcânico no estado do Rio de Janeiro.

Antes de continuar a leitura é importante saber que não há motivos para preocupação, pois os vulcões não oferecem riscos de retornarem à atividade num período próximo. Situados nas regiões Sudeste e Norte do país, eles possuem ´status´ diferentes na visão dos estudiosos. O primeiro a ser descoberto, ainda no início do século, o vulcão Amazonas já está confirmado oficialmente. Já a segunda estrutura geológica ainda está em fase de avaliação pelos especialistas.

Ainda considerado o primeiro e único brasileiro, o vulcão Amazonas é o mais antigo do mundo já descoberto até os dias atuais. Datado com 1,9 bilhão de anos, seu cone atingiu até 400 metros de altura no auge das erupções. Atualmente, sua gigantesca cratera possui aproximadamente 22 quilômetros de diâmetro. Situado na região dos rios Tapajós e Jamanxin, numa área conhecida como Uatumã, o solo local é formado por rochas vulcânicas que comprovam a potência das antigas erupções. Porém, segundo os geólogos, atualmente, não há qualquer indício de que ele possa retornar à atividade.

Apelidado de "Nova Iguaçu", o possível novo cone vulcânico ainda não foi confirmado oficialmente como o segundo exemplar brasileiro, mas já é tratado pelo ´status´ por diversos especialistas. Atualmente, ele está sendo estudado para comprovar a hipótese. Localizado na região da cidade de mesmo nome, o vulcão ainda é uma possibilidade que foi levantada devido a composição do solo local ser rica em rocha vulcânica e piroclástica. Porém, ao contrário do vulcão da Amazônia, o carioca (se existir!) está extinto e não possui mais a possibilidade de entrar em erupção.

Brasil, "Terra dos vulcões"

Ao contrário dos dias atuais, há milhões de anos, o Brasil era a "Terra dos vulcões" e das erupções. Toda a enorme área entre os estados do Amazonas, ao Norte, e Santa Catarina, no Sul, era ocupada por dezenas de pequenos e grandes cones que estavam em constante erupção. Ao longo da história, estes vulcões foram sendo extintos até restar apenas um exemplar confirmado em território nacional. Já em outros países, os vulcões ainda são uma realidade e há aproximadamente 550 ativos no mundo, sendo que o maior de todos é o Mauna Loa, no Havaí. Ele mede cerca de 5,2 mil km².

Vulcão Amazonas

Vulcão Nova Iguaçu

Thiago L



recomendado para você


na web