Praias

Cientistas desvendam o mistério do Triângulo das Bermudas

A região ficou famosa pelos misteriosos desaparecimentos de aeronaves e embarcações gerando diversas teorias conspiratórias que tentavam explicar os fatos, mas, recentemente, pesquisadores descobriram a verdadeira explicação


O grande segredo, responsável pelos mistérios, são as nuvens e seus formatos hexagonais - Foto: Reprodução/ Science Channel
O grande segredo, responsável pelos mistérios, são as nuvens e seus formatos hexagonais - Foto: Reprodução/ Science Channel

Uma das regiões mais misteriosas do planeta é o Triangulo das Bermudas. Situada no Caribe, entre a Flórida (EUA), República Dominicana e as Bermudas, a área foi responsável por criar incontáveis teorias conspiratórias ao longo do último século, mas o suspense acabou. Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, encontraram a resposta para os inexplicáveis desaparecimentos de embarcações e aeronaves na região.

O grande segredo, responsável por fazer desaparecer e causar inúmeros incidentes com navios e aviões, são as nuvens, mais precisamente seus formatos hexagonais. Esta peculiar característica causa rajadas de vento superpotentes que atingem até 275 km/h. Esta velocidade é comparável a furacões de categoria 5, a mais forte já registrada.

Diferentes das outras regiões do globo terrestre, o padrão local de nuvens acontece com uma frequência só registrada na área. Assim, como as supertempestades surgem, elas desaparecem sem deixar rastros. Justamente, esta falta de pistas foi a responsável por criar diversas teorias conspiratórias, que tentavam explicar os curiosos sumiços.

A fama mundial do Triangulo das Bermudas começou em 1945, quando cinco torpedeiros norte-americanos desapareceram na região, sem deixar rastros. Na sequência, a aeronave que foi realizar as buscas pelos navios desaparecidos também sumiu, sem vestígios. Ao longo dos anos, diversas outras embarcações, que vão desde pequenos barcos pesqueiros até submarinos sumiram na localidade. Os incidentes rapidamente transformaram a região num local enigmático e fizeram surgir as mais curiosas teorias sobre os repentinos desaparecimentos.

Entre as dezenas de hipóteses desenvolvidas, a mais famosa e disseminada era sobre o elevado grau de magnetismo na região. A teoria se destacou por também conseguir explicar as constantes falhas nos equipamentos elétricos das aeronaves e embarcações que trafegam pela área, mas ainda assim não possuía comprovação científica dos fatos.

Thiago L.



recomendado para você


na web