Praias

Conheça a praia que é coberta por milhões de "pipocas"

Já imaginou uma praia toda de pipocas? Quem conhece a "Popcorn Beach", na Espanha, quase acredita que está rodeado por milhões de grãos da guloseima, mas é melhor não experimentá-las!


Na realidade, as
Na realidade, as "pipocas" são pequenas pedrinhas brancas no formato da guloseima - Foto: Toni Blop

Quem enxerga de longe, suspeita, e quem se aproxima tem certeza que são milhões de pipocas espalhadas pela "Popcorn Beach", na Espanha. Elas cobrem quase toda a extensão da faixa de areia da praia, que é uma das 150 existentes na ilha de Fuerteventura, e são o grande destaque do local, além das águas cristalinas. Anualmente, milhares de turistas vão à região para conhecerem a Praia de Pipoca, mas quando chegam à Fuerteventura são surpreendidos pela verdade.

Na realidade, as milhões de "pipocas" são pequenas pedrinhas brancas no formato da guloseima. Já a explicação para sua origem é ainda mais curiosa. Estes fragmentos são pedaços de coral branco, que foram arrancados pela força das correntes marítimas e levados até a praia. O curioso formato é consequência da ação da água e da areia, que moldam cada pedaço de coral na aparência de grãos de pipoca. Juntamente, fragmentos vulcânicos ajudam a esculpir as pedrinhas, que variam entre um até quatro centímetros de tamanho.

Situada nas Ilhas Canárias, um dos mais famosos balneários espanhóis do oceano Atlântico, a Praia de Popcorn não era dos destinos mais procurados pelos turistas, mas ganhou fama mundial com as milhares de fotos que foram publicadas nas redes sociais mostrando as pipocas fakes. As imagens viralizaram e transformaram a região, que também é conhecida pelas suas belas falésias e vulcões.

A curiosa praia está localizada bem próxima à cidade de Corralejo e é o resultado de mais de cinco milhões de anos de transformações do planeta. A importância geológica da região é tão grande para a ciência, que a ilha de Fuerteventura foi classificada recentemente como um dos 100 melhores locais do mundo para estudar a geologia da Terra, pela União Internacional das Ciências Geológicas (IUGS).

Quando os turistas chegam à Fuerteventura são surpreendidos pela verdade sobre as
Quando os turistas chegam à Fuerteventura são surpreendidos pela verdade sobre as "pipocas" - Foto: Roman Todorov

Situada nas Ilhas Canárias, a praia de Popcorn não era dos destinos mais procurados pelos turistas - Foto: Jochen
Situada nas Ilhas Canárias, a praia de Popcorn não era dos destinos mais procurados pelos turistas - Foto: Jochen

As pipocas são fragmentos de coral branco, que foram arrancados pelo oceano - Foto: Erica Lorenzini
As pipocas são fragmentos de coral branco, que foram arrancados pelo oceano - Foto: Erica Lorenzini

Mapa

Thiago L



recomendado para você


na web