Praias

Conheça as ladeiras onde os objetos sobem ao invés de caírem

Sobrenatural? Nas ladeiras gravitacionais, fenômeno raro da natureza, os objetos surpreendem e sobem sozinhos ao invés de cair. Entenda o que acontece


Ladeira magnética em Orroroo, na Austrália - Foto: R. O./ CC0 1.0 Universal
Ladeira magnética em Orroroo, na Austrália - Foto: R. O./ CC0 1.0 Universal

Quem já deixou cair uma bola numa descida sabe o desespero que é para tentar recuperá-la, porém isso não é um problema em todos os declives. Em algumas encostas, conhecidas como ladeiras gravitacionais, a bola irá subir ao invés de cair. Surpreendentemente, tudo que é solto nestas 'descidas' subirá automaticamente. Alguns acreditam que estas ruas foram amaldiçoadas por antigas bruxas e outros culpam os alienígenas por este raro fenômeno, mas a verdadeira explicação é muito mais simples e ainda mais curiosa que estas teorias.

A justificativa para os objetos subirem ao invés de caírem nas ladeiras gravitacionais é a ilusão de ótica. Na realidade, ao contrário do que acreditamos enxergar, estes objetos estão caindo e não subindo. O cérebro nos engana e nos faz acreditar que estamos numa descida, quando estamos de fato numa subida. Tudo isso, está ligado à nossa referência e perspectiva visual. Então, os objetos nestes locais não sobem, eles descem como em qualquer outra ladeira.

O segredo que confunde o nosso cérebro é a posição da inclinação destas ladeiras, que cria uma ilusão de ótica. Na maioria destes casos também não é possível enxergar a linha do horizonte, o que engana ainda mais a nossa percepção de espaço. Porém, quem esteve numa ladeira gravitacional já sentiu uma força "estranha" empurrando seu corpo para cima. Na realidade, é a força gravitacional que está puxando a pessoa para baixo. Assim como o corpo humano, todos os objetos colocados naquela ladeira sentirão este impulso.

O curioso fenômeno não acontece em todos os locais, mas há diversos registros de ladeiras gravitacionais em vários países, incluindo o Brasil. Por aqui, há duas ruas famosas onde os objetos ´sobem´ ao invés de caírem. Uma fica em São Tomé das Letras (MG) e outra em Belo Horizonte (MG), ambas apelidadas de Ladeira do Amendoim. As ruas mineiras ganharam fama pelo "fenômeno sobrenatural" e atraem turistas curiosos em conhecerem os locais. Na internet, há vários vídeos publicados mostrando o caso das vias. Também há relatos de ladeiras gravitacionais na América do Norte, Oceania, Europa, Ásia e África.

Ladeira do Amendoim (Belo Horizonte)

Ladeira gravitacional na Pensilvânia (EUA)

Mapa

Thiago L



recomendado para você


na web