Praias

Hollyweed? Letreiro de Hollywood já teve trocadilhos e outras inscrições; Veja fotos

Instaladas há mais de 90 anos, as tradicionais letras surgiram como uma ação de marketing e se transformaram no principal símbolo de Los Angeles. Vítima de brincadeiras recentes, elas já 'homenagearam' a aprovação de leis mais brandas para o uso da maconha


Não é a primeira vez que o letreiro tem sua escrita alterada para
Não é a primeira vez que o letreiro tem sua escrita alterada para "Hollyweed” - Foto: Divulgação/Hollywood Sign Trust

O tradicional letreiro de Hollywood foi vítima de uma brincadeira de algumas pessoas que alteraram duas letras, criando um trocadilho. As vogais 'oo', do termo wood, foram parcialmente cobertas com lonas criando duas letras 'ee'. A mudança criou a palavra Hollyweed. Em inglês, o termo 'weed' é utilizado para se referir a maconha.

O trocadilho que chamou a atenção do público não é uma novidade nos tradicionais letreiros de Los Angeles.

Em 1973, quando o governo local sancionou uma legislação mais branda para o uso da maconha, o monumento foi "adaptado" para comemorar a conquista. Utilizando panos brancos e pretos, o ativista Danny Finegood subiu no letreiro e alterou sua escrita para "Hollyweed". O trocadilho fez sucesso, mas rapidamente foi desfeito e voltou a estampar o nome do tradicional distrito de Los Angeles.

Instaladas na década de 1920, as enormes letras fazem jus a sua fama com um tamanho monumental de 14 metros de altura por até 9,1 metros de largura. O local começou como uma ação publicitária e se transformou, ao longo das décadas, no símbolo da cidade.

Durante os últimos 93 anos, o letreiro teve altos e baixos e quase foi desativado por falta de manutenção. Contudo, ações de restauro fizeram com que as letras mais famosas do mundo voltassem aos seus áureos tempos de glamour. Localizado no sul de Monte Lee, no Parque Griffith, o monumento foi erguido num terreno de difícil acesso, mas que facilitava a visão das famosas letras mesmo a longa distância.

Quando foi inaugurado, o tradicional letreiro era um pouco diferente. Na época de sua instalação, a intenção era fazer uma ação publicitária sobre um condomínio que seria construído na área e se chamaria ´Hollywoodland´. Apenas em 1949, o termo ´land´ foi retirado e deu origem ao atual letreiro. Outra alteração que o local sofreu com tempo foi a retirada de aproximadamente 4 mil lâmpadas, que iluminavam o letreiro durante as noites. Atualmente, a iluminação é feita com holofotes.

História

Iniciado sua construção em 1921 e inaugurado em 1923, o letreiro foi idealizado por H. J. Whitley e possuía dimensões maiores que as atuais. Quando foram instaladas as primeiras letras, elas mediam 14 metros de altura por até 12 metros de largura. O projeto inicial previa que o letreiro permanecesse no local por apenas 18 meses e fosse retirado após a venda dos imóveis, mas o sucesso foi tão grande que ele se transformou num ícone de Los Angeles.

Poucos sabem, mas o icônico letreiro quase foi demolido na década de 1970, após permanecer anos abandonado. As letras começaram a cair e o governo local quase desativou o famoso ponto turístico. Os políticos só mudaram de ideia após um grupo de milionários bancarem a construção de um novo monumento idêntico ao antigo e no mesmo local. Na época, cada apoiador doou uma letra (que custava cerca de US$ 28 mil), entre elas o fundador da revista Playboy, Hugh Hefner. O excêntrico magnata foi responsável pela doação do ´Y´. 

Após décadas de abandono, o letreiro começou a desabar - Foto: Bob Beecher
Após décadas de abandono, o letreiro começou a desabar - Foto: Bob Beecher

Foto datada de 1923, quando o letreiro ainda apresentava o trecho 'land' na palavra Hollywood - Foto: Divulgação/Hollywood Sign Trust
Foto datada de 1923, quando o letreiro ainda apresentava o trecho 'land' na palavra Hollywood - Foto: Divulgação/Hollywood Sign Trust

Mapa

Dennys Marcel



recomendado para você