Praias

Peruíbe lama negra

9/11/2011

Lama Negra, um remédio natural contra as sensações de cansaço e estresse


Compartilhe: Enviar por Email 

 

Tradicionalmente conhecida por munícipes e turistas, a Lama Negra de Peruíbe é bastante procurada por suas propriedades terapêuticas e dermatológicas. Na década de 70, o Instituto Geológico do Estado realizou uma série de estudos que comprovaram a baixíssima radioatividade do minério e sua ação oxidante, o que faz combater o acúmulo de radicais livres, responsáveis pelas sensações de cansaço e estresse.

 

 


A Lama Negra de Peruíbe formou-se a partir de uma substância argilosa de origem marinha depositada em depressões no fundo do mar, há mais de 120 mil anos, devido a um movimento geológico. No município há uma jazida localizada a 500 metros do mar, distribuídas em 5 hectares.


De acordo com a U.S. National Library of Medicine(2001), a Medicina Hidrológica(1971) e a ABINAM(2000) as principais ações bioquímicas dermatológicas comprovadas são: ação mineralizante, principalmente pelo elevado teor de sulfetos; ação substituinte, fornecendo enxofre a queratina e cartilagens; atua como dessensibilizante, modificando o estado reacional da pele e atenuando ou suprimindo o comportamento do organismo em face de agentes desencadeadores.


Além disso, possui ações biofisiológicas do enxofre caracterizando como dinâmico transportador do hidrogênio e do oxigênio, antialérgico para a pele, anti-séptico por ser microbicida e parasiticida e antiescleroso agindo nos tecidos conjuntivos, fibrosos e arteriais.


A autorização de lavra para extração pertence à Prefeitura de Peruíbe, por meio da Progresso e Desenvolvimento de Peruíbe(PRODEP S.A.), que disponibiliza a lama para exposição no Lamário Municipal. Ali as pessoas podem conhecer melhor todas as suas propriedades e benefícios, além de ter a possibilidade da aplicação na pele.


Se a pessoa estiver interessada em tratamentos medicinais e estéticos, Peruíbe tem clínicas especializadas. Se preferir os cosméticos, como shampoos, sabonetes e cremes, pode comprá-los no comércio local.


O Projeto Lama Negra de Peruíbe tem por objetivo mais importante disponibilizar o uso da substância como contribuição à saúde pública, matéria-prima para o desenvolvimento de um novo ramo da indústria não poluente ou como equipamento turístico.


O Lamário Municipal fica na avenida Mário Covas Júnior nº 204, no centro (próximo ao porto de pesca). O telefone para mais informações é: (13) 3455-8766. Atualmente, funciona de segunda a sexta das 08h às 17h e de sábado a domingo das 10h às 16h.

 

Pousadas e hotéis em Peruíbe

 

Hotel park verde
http://guiadolitoral.uol.com.br/peruibe/hotelparkverdeaquivoceencontraoparaisopraiadoguarau

Hotel Mombyta
http://guiadolitoral.uol.com.br/peruibe/hotelmombyta

Pousada do Arpodador
http://guiadolitoral.uol.com.br/peruibe/pousadadoarpoadorperuibesp

Veja mais Pousadas e hotéis em Peruíbe

 

 

 

 

Share