Praias

Saiba como se proteger de raios durante uma tempestade? Confira 5 dicas que podem salvar sua vida

Todo verão surge notícias de pessoas atingidas por raios no litoral brasileiro, mas muitos destes casos poderiam ser evitados se as vítimas conhecessem as regras básicas de segurança em casos de tempestade. Segundo o INPE, 80% das mortes por raios no Brasil ocorrem por falhas na proteção


Por ano, aproximadamente 50 milhões de raios caem no Brasil e causam a morte de 135 pessoas, além de deixarem outras 500 feridas - Foto: Joaquin Casarini
Por ano, aproximadamente 50 milhões de raios caem no Brasil e causam a morte de 135 pessoas, além de deixarem outras 500 feridas - Foto: Joaquin Casarini

A estação mais esperada do ano não traz apenas sol forte e muito calor, ela também causa tempestades ao final da tarde e incontáveis raios que dão ao Brasil o título de líder mundial de descargas atmosféricas. Por ano, aproximadamente 50 milhões de 'faíscas' cortam os céus do país e causam a morte de 135 pessoas, além de deixarem outras 500 feridas. Porém, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), até 80% destas mortes poderiam ser evitadas se as vítimas soubessem como agir corretamente para se protegerem durante as tempestades com raios.

Estado mais populoso do país, São Paulo é a federação com o maior índice de queda de raios e mortes no Brasil. Somente nos últimos 15 anos morreram mais de 280 pessoas vítimas de descargas elétricas, aproximadamente 22% do total registrado no país durante o período.

Não fique em campos abertos

Uma das mais importantes dicas é sair de locais abertos como campos de futebol, praias ou plantações e se abrigar em construções de alvenaria. Um imóvel com para-raios é o mais indicado, mas ainda assim se deve evitar locais próximos às janelas. Caso não seja possível se abrigar num prédio seguro pelas proximidades, a melhor opção é se deitar no chão a espera do término da tempestade, pois os pontos mais elevados do terreno têm maiores chances de atraírem as descargas elétricas.

Saia da praia e da piscina

Um dos locais com maior incidência de acidentes com raios são as praias e piscinas. A água é um dos melhores condutores de eletricidade que existem (em especial, a água salgada) e com isso, atrai as descargas elétricas. A única precaução eficiente é sair ou evitar lugares como praias, piscinas, rios e lagoas durante tempestades de raios. A chance de uma descarga atmosférica cair no local é grande e como o líquido é um bom condutor, a energia ainda irá se propagar por uma superfície bem mais ampla.

Não se proteja em árvores

Se proteger sob uma árvore, guarda-chuva ou qualquer local que sirva como um ´para-raios´ é um dos principais riscos que existem em casos de tempestade. O ideal é evitar estes lugares e se abrigar numa construção de alvenaria. Se não houver outra opção, deite-se no chão e espere a tempestade passar.

Não utilize chuveiros

Durante uma tempestade não se deve tomar banho, pois caso um raio atinja o imóvel poderá "desregular" a voltagem do aparelho e ocasionar uma descarga elétrica fatal. A excelente condutibilidade da água também é responsável por transportar a eletricidade pelo encanamento (que em muitos casos é de metal) e causar um choque em quem estiver no banho, mesmo se o aquecimento for a gás.

Não só o chuveiro deve ser evitado durante tempestades. Outra importante dica é não encostar em eletrônicos que estejam conectados à tomada, pois também podem transmitir corrente elétrica.

Se proteja dentro de veículos

Quem nunca ouviu falar que se abrigar dentro de um carro durante uma tempestade de raios é garantia de proteção? A afirmação está correta, mas é necessário mais algumas precauções para evitar o pior. A pessoa, realmente, só estará segura no automóvel caso não esteja em contato com nenhuma área de metal. Caso o raio caia sobre o veículo, a energia percorrerá todos os pontos metálicos do automóvel e poderá causar a morte de seu ocupante. Por isso, a recomendação é estacionar o veículo o mais breve possível, desencostar dos detalhes metálicos e esperar a tempestade cessar.

Da redação



recomendado para você