Praias

Ubatuba / SP

A capital do surf e da maior quantidade de praias do litoral paulista


Ubatuba é conhecida por ser a capital do surf. No entanto, a cidade também é dona da maior quantidade de praias do litoral paulista. São mais de 84 ao longo de 100 km de costa - algumas ainda selvagens. Outras, com total infra-estrutura para receber os visitantes. Mas todas com uma característica em comum: belezas naturais de tirar o fôlego! Que tal conhecer algumas delas?



Praia da Fazenda / Ubatuba

Trata-se de uma das 10 orlas mais bonitas do Brasil, segundo pesquisa divulgada pelo jornal inglês "The Guardian". A escolha é feita por jornalistas e profissionais ligados ao turismo no exterior e no nosso País.


Extensa, com cerca de 3,5 km, tem mar calmo formando um lugar pitoresco entre rios, mar, manguezal e a vegetação de restinga.


Por estar em área de proteção ambiental, lá não existe comércio. Para passar o dia na praia da Fazenda é recomendável levar lanches, bebidas, repelente de insetos e outros objetos de uso pessoal. Também não há hospedagens e o acampamento só é permitido no único camping da região. Para oferecer um pouco de conforto aos turistas, a sede do núcleo do PESM (Parque Estadual da Serra do Mar) que fica na região, dispõe de estacionamento com duchas, que fica a poucos metros da entrada da praia.

Praia Almada / Ubatuba

Com ares de nordeste, praia da Almada é formada por árvores centenárias e vegetação abundante, areias claras e águas tranqüilas, ótimas para nadar e para passeios de caiaque - ao contrário da sua irmã, a praia Brava da Almada.


Em contato com os pescadores, os turistas poderão ainda obter peixe fresco e mariscos em grande variedade para o preparo de uma refeição típica. Ou, para os que preferirem, a dica é apreciar as iguarias nos restaurantes e bares "pé na areia", especializados em frutos do mar.

Praia Ubatumirim / Ubatuba

A 28 km do centro de Ubatuba, Ubatumirim é uma praia extensa, de areias finas e batidas, além de ser excelente para o banho de mar. No local, há uma vila caiçara. A praia também abriga  bares e campings.


 O acesso é feito pela rodovia Rio-Santos, a partir do km 19, seguida de estrada secundária de terra. Localizada na enseada de mesmo nome, de lá é possível se avistar algumas ilhas. Entre elas a do Prumurim, cenário perfeito para aqueles que sonham em fugir do stress urbano.

Praia e Ilha do Prumirim / Ubatuba

Com pouca infra-estrutura - apenas um barzinho de caiçaras que só funciona em feriados e alta temporada , a paradisíaca ilha de Prumirim é o local perfeito para quem procura contato com a natureza. Exuberante neste sentido - águas translúcidas, com rica vida marinha (é possível observar arraias, corais, miriquites, garoupas, peixe-palhaço e tartarugas) e areias brancas -, já foi até escolhida para estrelar comerciais de TV.


O acesso à ilha é feito somente de barco. Na praia do Prumirim, a 900 metros dali - a mais próxima - da praia do Felix, saem pequenas embarcações que levam de 15 minutos (do Felix) a pouco mais de 5 minutos, do canto do Prumirim. Pode-se também fazer um agradável passeio de escuna com saídas diárias da praia do Itaguá, região central do município, ou até mesmo fretar um lancha em marinas de Ubatuba ou algum barco pesqueiro.

Praia Puruba / Ubatuba

Também fica na enseada de Ubatumirim, com vista para a Ilha do Prumirim. Puruba tem 2 km de extensão e ainda é bastante preservada. Para chegar ao mar, por exemplo,é preciso atravessar o rio Puruba, via barco (disponibilizado gratuitamente pela prefeitura) ao final da avenida principal ou a pé durante a maré baixa - dependendo da altura, a água pode chegar até a cintura, mas a travessia costuma ser tranquila.

Picinguaba / Ubatuba

Pincinguaba, em tupi-guarani, quer dizer refúgio de peixes. A praia faz parte da vila de mesmo nome, rodeada de um lado pelo mar e do outro pelos rios Picinguaba e Fazenda. Tudo ali integra o Parque Estadual da Serra do Mar.


Região Sul


Praia da Lagoa / Ubatuba

Está no extremo sul de Ubatuba. Seu acesso por terra é difícil, porém gratificante.


No local, ruínas de um antigo esconderijo de traficantes de escravos ainda resistem ao tempo, mas ficam dentro de uma propriedade particular, devendo-se obter permissão do proprietário para visitá-las. Em seu canto esquerdo, uma lagoa de águas calmas e límpidas serviu de inspiração para o nome da praia.

Praia do Estaleiro / Ubatuba

Praia de águas calmas, com areias brancas e finas, cercada de muito verde. Ideal para um passeio com as crianças. Também cercada por pequenos rios (três deles desembocam na praia) e nascentes. A maior parte de seus moradores se ocupam da pesca, principalmente da tainha no inverno. Própria para pesca e náutica.O acesso é feito pela rodovia Rio-Santos, a partir do km 19, seguida de estrada secundária de terra. 


Já conhece Ubatuba ? Deixe seu Comentário

Crédito: Raquel Santos
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia