História Viva


Clique e assine História Viva
Notícias

Iphan divulga nova lista de bens tombados

Entidade transforma encontro das águas dos rios Negro e Solimões em patrimônio nacional e inclui mais cinco itens na relação

Acervo Iphan
Encontro das águas dos rios Negro e Solimões: novo patrimônio natural brasileiro
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acaba de aumentar a lista de bens culturais protegidos pelo governo brasileiro. A decisão foi tomada pelo conselho consultivo da entidade, que se reuniu entre os dias 4 e 5 de novembro no Rio de Janeiro para debater a inclusão de seis novos itens na relação de bens tombados em nível nacional.

O destaque fica por conta da presença de patrimônios “mistos”, ou seja, locais preservados por seu valor cultural e natural, na lista e do tombamento de itens de cultura imaterial, como práticas religiosas e festividades. São indícios de que as discussões mais recentes na área de preservação cultural estão se tornando ações concretas por parte do Iphan.

Confira quais são os mais novos bens tombados pela entidade:
Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões – AM
Evento natural bastante conhecido no país, o encontro entre a água escura do rio Negro e a corrente barrenta do rio Solimões foi tombado pelo Iphan em função da excepcionalidade e do alto valor paisagístico do fenômeno. O fenômeno se estende por até 10 quilômetros.
Acervo Iphan
Centro histórico de São Félix – BA
Centro histórico de São Félix – BA
A cidade de São Félix, no Recôncavo Baiano, se estabeleceu no século XVI em função da expansão do porto de Cachoeira, porta de entrada da rota comercial que seguia para a Bahia e para os estados de Minas Gerais e Goiás. Ainda hoje mantém a trama urbana original praticamente intacta. O local também é palco de manifestações culturais, sobretudo religiosas, típicas da população local.
Acervo Iphan
Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial - RJ
Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial - RJ
Conhecido como Monumento aos Pracinhas, localizado no Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro, foi construído entre 1957 e 1960 e projetado pelos arquitetos Marcos Konder Netto e Hélio Ribas. O conjunto é composto por três obras: uma escultura de metal homenageando a força aérea brasileira, outra em granito que homenageia os pracinhas das três armas e um painel de azulejos destacando os combatentes e os civis que morreram em operações navais. Abaixo do monumento estão enterrados 468 brasileiros mortos em combate durante a Segunda Guerra.
Carlos Dias/Acervo Iphan
Confecção da farinha de mandioca, base Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro - AM
Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro - AM
Reunindo mais de 22 povos indígenas que vivem ao longo do Rio Negro, em um território que abrange o estado do Amazonas e as fronteiras do Brasil com Colômbia e Venezuela, o chamado Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro é composto por uma série de elementos. Das plantas cultivadas pelas populações locais aos saberes e normas estabelecidas entre as tribos; dos espaços ocupados à produção material dos indígenas: todo esse amplo sistema cultural está sendo preservado.
Acervo Iphan
Ritual Yaokwa do Povo Indígena Enawene Nawe
Ritual Yaokwa do Povo Indígena Enawene Nawe
Esse ritual é o maior e mais importante da tribo Enawene Nawe, uma população indígena de cerca de 540 indivíduos que vive em uma única aldeia, localizada entre o cerrado e a floresta Amazônica, no estado do Mato Grosso. Com duração de sete meses, o Yaokwa define o início do calendário ecológico-ritual Enawene que abrange as estações seca e chuvosa de um ciclo anual.

Paisagem cultural em Santa Tereza - RS
Localizada às margens do Rio Taquari e do Arroio Marrecão, Santa Tereza tem cerca de 570 moradores e 250 casas em seu núcleo urbano. O restante da população vive na área rural do município, que desde o século XIX se destaca pela alta fertilidade da terra e pela produtividade: até hoje a comunidade tira o sustento da lavoura. Santa Tereza é o mais íntegro núcleo urbano gaúcho, já que mantém quase intactas as características originais do seu traçado.