História Viva


Clique e assine História Viva
Notícias

Patriotismo paulista

Neto de veteranos da Revolução de 32 monta “museu virtual” do conflito e disponibiliza centenas de imagens de um acervo único sobre o período

Tudo por São Paulo 1932 / Divulgação
Alegoria de José Wasth Rodrigues em homenagem ao combatente Clineu Braga de Magalhães
Os interessados pela Revolução Constitucionalista de 1932 ganharam uma espécie de “museu virtual” sobre este importante capítulo da história brasileira: o blog Tudo por São Paulo 1932 (http://tudoporsaopaulo1932.blogspot.com/). A página foi montada pelo publicitário Ricardo Della Rosa, neto de veteranos do conflito e aficionado pelo assunto. O blogueiro reuniu mais de 300 objetos ligados ao levante paulista e desde fevereiro vem disponibilizando na internet imagens em boa resolução dessas peças e textos que contam um pouco de sua história.

O acervo montado pelo pesquisador é bastante amplo: Ricardo coletou selos, medalhas, fotografias, documentos, pins (espécies de broches) de propaganda e, especialmente, vestimentas e acessórios do período, como uniformes, capacetes, túnicas e baionetas. O colecionador também conseguiu alguns objetos raros: Ricardo conta que encontrou em uma feira de antiguidades uma alegoria (técnica mista de aquarela e colagem de fotografias) feita pelo artista José Wasth Rodrigues em homenagem a um combatente morto na Revolução. Rodrigues é nada menos que o criador dos brasões do estado e da cidade de São Paulo.

A principal vantagem do “museu virtual” criado por Ricardo é a interação com os internautas. Além do acesso gratuito a um acervo pouco conhecido, o blog permite que o visitante comente as postagens. O pesquisador conta que acabou conhecendo vários outros colecionadores e aficionados pelo tema, com quem troca informações frequentemente. Vale a pena conferir.