Capa da EdiçãoEditorialO CaiçaraOpiniãoInformáticaEstamos de Olho
ArpoandoTurismoCrônicas de NYCulturaPoliciaisEsporte

Mudanças no Brasileiro de Super Surf

O Super Surf é uma nova página na história do surf brasileiro. A etapa realizada em Maresias, de 6 a 9 de abril, reflete a entrada definitiva do esporte na era do marketing esportivo e marca importante remada da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional) em busca de mais profissionalização A parceria envolvendo a associação, Abril Eventos e Traffic aponta para um cenário de radical otimismo. em termos de ganho em visibilidade e divulgação. 
A ABRASP também fechou com o portal UOL a criação de um site (www.supersurf.com.br) exclusivo para divulgar os eventos do Super Surf, contendo muita informação, fotos, vídeos e espaços espertos de discussão, como a coluna “Z Land”, assinada pelo jornalista Felipe Zobaran, cria do Now, ex-editor da Fluir e atual chefe de redação da revista Showbizz. 
A amplitude desta negociação nos faz imaginar que o esporte dará um salto significativo nesta próxima década, com eventos sendo realizados em ondas renomadas, prazo de espera por grandes ondulações baseado em previsões via internet, julgamento criterioso, premiação atraente, estrutura adequada às necessidades da organização e muitas facilidades para a mídia, sobretudo a grande imprensa, no sentido de familiarizar o público com a realidade do surf, fortalecendo a imagem do esporte e colaborando na formação de ídolos para a imensa legião de praticantes que rodeia nossas praias. 
A boa cobertura da etapa realizada em Maresias anima o setor e revigora as perspectivas de que o surf é um ótimo negócio, além de filosofia de vida finalmente reconhecida como algo muito mais que atividade under-ground. Aliás, já era tempo de o esporte assim tão super ser visto com visão mais macro em relação às suas potencialidades. 
A próxima etapa será na praia do Francês/AL, de 1.º a 4 de junho. A etapa acontece no final do outono, época das melhores ondas na região.
A etapa de 6 a 9 de julho, que seria realizada na praia de Saquarema/RJ, vai acontecer em Ubatuba.

Natação de Ubatuba é destaque no Vale

No dia 1.º de maio, a equipe de Natação da piscina Municipal/SEL mostrou serviço no IX Torneio de Natação “ Milton de Souza”, que aconteceu em Jacareí. Formada por 62 atletas, das turmas do treinamento e da escolinha, a equipe teve uma excelente participação. 
Ubatuba ficou em 4.º lugar por equipe, atrás apenas das equipes do Casa Jovem/SJC, Luso Brasileiro/SJC e Náutico Tietê/Mogi das Cruzes, em uma competição que contou com cerca de 700 atletas do Vale do Paraíba e Litoral Norte. 
A equipe que representou Ubatuba nesta competição foi acompanhada pelos professores Hamilton Pinho de Castro, Cristiano Euzébio da Cunha (Kiko), Fátima Regina Parrila e Marisa Gonçalves Leite.
A equipe do reve-zamento 15/16 anos, que ficou em 3.º lugar, foi composta pelos atletas: Gilberto Yamauti, Paulo Sérgio Valobra, Fábio Reaes, e Patrick Melo.
Já o revezamento 09/10 anos conquistou o 3.º lugar com os atletas Felipi Atili, Maurici Rubens, André Valobra e Guilherme.

 II Torneio Madre Maria da Gloria

Já está acontecendo o II Torneio Madre Glória de Futebol de Salão organizado pela Sociedade Amigos do Parque dos Ministérios (Amopam) em parceria com a Prefeitura. O torneio reúne cerca de 12 times da cidade, que estão divididos em quatro grupos com três equipes, onde apenas dois de cada grupo se classificam para a segunda fase. Os jogos dos dias 05, 06 e 07 de maio foram decisivos. 
Os interessados podem assistir os jogos que acontecem na escola Madre Maria da Glória, todas as sextas, sábados e domingos, a partir das 18h.
Em sua segunda edição, o Torneio vai oferecer como premiação troféus e medalhas. A final acontecerá no dia 20.

Judô para a comunidade 

A Amopam, em pareceria com a comunidade e o Projeto Amigos da escola, construiu um tatame de 7x4 m, que está no prédio da escola. O tatame foi construído pelas crianças da comunidade, sob a coordenação do presidente da entidade, Luiz Carlos Castilho Júnior, com caixas de leite e serragem. 
A intenção da Amopam é de realizar, através das aulas de judô, um trabalho social e esportivo com a comunidade. O trabalho já acontece há cerca de três meses, com aulas às terças e quintas-feiras, na escola Madre Maria da Glória, das 20h às 21h, para crianças, e das 21h às 22h, para adultos. 
Os treinos já contam com cerca de 27 alunos, entre eles, 20 crianças e sete adultos. Para participar basta procurar o professor Tutinha durante as aulas e se inscreverem. Não são necessários documentos, apenas o kimono. A taxa de contribuição mensal é de R$3 para associados e, para não associados, de R$30. 

I Torneio de Capoeira Ginga da Amizade 

Domingo, dia 07 de maio, o Grupo de Capoeira Nova Maré, sob a direção do Mestre Serginho, realizou mais um evento esportivo na modalidade capoeira regional.
O evento contou com representantes de várias cidades da região, entre elas Paraty, Caraguatatuba, Pindamohangaba e Ubatuba.
Este é o quarto evento competitivo, em Ubatuba, realizado por mestre Serginho e equipe Nova Maré, e já estão agendados, mais dois grandes eventos, ainda para este ano, sendo um Torneio Interestadual e um Festival Nacional, para os meses de Julho e Outubro, com o objetivo de estruturar ainda mais o trabalho do grupo em nosso município. 
Os resultados foram equilibrados, entre as academias, que demonstraram um ótimo nível técnico.

1º Grupo Evelê - Ubatuba
2º Grupo Nova Maré - Ubatuba
3º Unidos à Liberdade - Ubatuba
4º Grupo Negro de Sinhá - Pinda
5º Grupo Caifazes - Caraguatatuba
6º Grupo Ginga Caiçara - Ubatuba
7º Grupo Filhos da Maré - Paraty

Ubatubenses fazem a festa em Camburi

Os surfistas ubatubenses fizeram a festa neste domingo, dia 14, na praia de Camburi, em São Sebastião, na 2ª etapa do Circuito Paulista Hang Loose Júnior e Mirim. Das cinco categorias em disputa, eles faturaram quatro, com destaque para Saulo Júnior e Pierre Roman, que garantiram a segunda vitória consecutiva este ano nas categorias Júnior (até 18 anos) e Gromets (no máximo 12 anos), respectivamente. Também comemoraram a vitória Hizunomê Bettero na Iniciantes (até 14 anos) e Mateus Toledo, filho do bicampeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo, na Petit (limite de 10 anos). O guarujaense Camilo Hornke foi o único que quebrou a seqüência dos surfistas de Ubatuba, vencendo na Mirim (até 16 anos).
Com 134 atletas, variando dos quatro aos 18 anos de idade, a etapa começou sábado com ondas excelentes de até 1,5 m. No domingo, o mar baixou sensivelmente, mas manteve uma boa formação. Na Júnior, o ubatubense Saulo Júnior confirmou sua grande fase. Após terminar em 3° lugar nos rankings Júnior e Mirim de 99, o competidor de 17 anos faturou sua segunda vitória seguida sem deixar dúvidas e disparou na liderança do circuito com dois mil pontos. Ele abriu a bateria final com uma nota 6,0, confirmou a liderança com a melhor onda do evento, uma esquerda que lhe valeu 8,75 pontos, e, no finalzinho, ratificou a vitória garantindo um 7,0. Na soma das três melhores ondas, ele teve 21,75 pontos, contra 15 do atual campeão paulista, Gilmar Silva, de Guarujá.
Na 3.ª colocação ficou o vicentino Alex Godoy, que agora está na vice-liderança, com 1466 pontos, seguido de Gilmar, com 1330. Na 4.ª posição na etapa ficou o guarujaense Roland Spittaleti, que no ano passado foi campeão paulista Mirim.
Entre os mirins, Camilo Hornke também não deixou dúvidas quanto à sua vitória, tendo duas notas muito boas, um 7,5 e um 8,5. O vice foi Adriano Mineirinho, também de Guarujá. No ranking a liderança está em família. Camilo está na ponta com 1656 pontos, enquanto seu irmão gêmeo, Sandino, vem logo atrás com 1556. O vencedor da 1ª etapa, Andrew Serrano, de Santos, cometeu interferência na semifinal, ficando em 7.° lugar e caiu para 3.° no ranking, com 1531 pontos. Na Iniciantes, Mineirinho (atual campeão do circuito) novamente em uma final, começou bem, mas Hizunomê (vice-campeão de 99) abriu larga vantagem. Heitor Pereira de Guarujá foi o 2.°, deixando Mineirinho em 3.°. Com o resultado, Hizunomê e Heitor estão empatados na liderança do ranking, com 1900 pontos. Já entre os gromets, Pierre Roman deu um importante passo para garantir o título. Numa disputa com o conterrâneo Wigoly Dantas, ele levou a melhor e agora soma dois mil pontos no ranking. 
Estréia com sucesso
O nível técnico do campeonato foi considerado excelente, mas as grandes atrações foram os pequenos surfistas da categoria Petit, que fez sua estréia nesta etapa. Com limite de 10 anos, a disputa mostrou promessas do surf brasileiro. Mateus Toledo, de 9 anos, foi sem dúvida o destaque, assegurando a vitória. 
A próxima etapa do Circuito será nos dias 15 e 16 de julho, na Praia dos Pescadores, em Itanhaém (litoral sul de SP). O Hang Loose tem a organização da Associação de Surf da Baixada Santista (ASBS), com supervisão da Federação Paulista de Surf.