Capa da EdiçãoEditorialO CaiçaraOpiniãoInformáticaEstamos de Olho
ArpoandoTurismoCrônicas de NYCulturaPoliciaisEsporte

Estamos de Olho


Moro das Toninhas 

Esta semana, recebemos uma denúncia de que estaria havendo Crime Ambiental em um morro na Praia das Toninhas. Nossa reportagem se dirigiu ao local, onde encontrou diversos caminhões e máquinas trabalhando. Segundo um levantamento do local, a área onde está sendo retirado o material já não contém vegetação. Informações não oficiais dão conta que o serviço que está sendo realizado no morro das Toninhas tem autorização da Prefeitura por tratar-se de uma rua e de uma praça que ficam no local. 
A Polícia Florestal foi chamada ao local, onde fez uma vistoria, constatando que já não existe vegetação. A obra foi paralisada devido ao risco de diversas pedras rolarem morro abaixo.Morro das Toninhas

Sindicato de Hotéis promove reunião sobre IPTU

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba promoveu uma reunião, no Hotel Candeias, conduzida pelo presidente entidade, Sr. Claudino Velloso B. Netto, que teve como objetivo alertar os hoteleiros do município à respeito das questão do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e a obrigatoriedade de uso do equipamento emissor de Cupom Fiscal. 
Segundo o Sindicato, foram constatados erros de lançamento do IPTU desde 1995, como: distorções na planta de valores genéricos, fatores de cálculos e aspectos de inconstitucionalidade. A partir desta constatação, foram feitas, junto à prefeitura, diversas tentativas de negociação. Para surpresa de todos, neste ano de 2000, alguns hotéis estão sendo notificados através de cobrança judicial sujeitos a penhora de bens. Esta questão vem afligindo a categoria que solicita uma resolução emergencial. 
O presidente da entidade propõe uma união da classe, onde possam juntos tomar maiores providências e esclarece que esta união que “tarda” deve permanecer uniforme para que tomem decisões de interesse turístico para o município.
Ubatuba já conta com mais de 90 meios de hospedagem regularmente estabelecidos. Porém, o número de prédios de apartamentos que transformam-se em meios de hospedagem clandestinos crescem todos os dias, ultrapassando o números de 200 unidades. Tornando-os concorrentes sem nenhum controle dos órgãos reguladores e fiscalizadores da atividade.

Tapando os Buracos


Assossoria Prefeitura Quinhentos e quarenta metros quadrados de pavimentação asfáltica. Foi esse o montante de material gasto pela Prefeitura Municipal de Ubatuba na manutenção do encontro da rua Amapá com a rua dos Nazarenos. A pavimentação da área em questão encontrava-se totalmente desgastado, apresentando buracos em vários trechos.