Capa da EdiçãoEditorialO CaiçaraOpiniãoInformáticaEstamos de Olho
ArpoandoTurismoCrônicas de NYCulturaPoliciaisEsporte

Estamos de Olho


Entulhos II

Semana passada, quase desistimos de tocar novamente neste assunto; mas, dando uma passada pela praia do Tenório, fomos dar uma olhada na ponte do rio Acaraú. 
A prefeitura fez a limpeza do local, que estava com grande quantidade de entulho e lixo. Para nossa surpresa, já continha novamente mais lixo e entulho, carrinho de obra enferrujado e uma grande quantidade de ratazanas. Isto vem provar o quanto é arriscado para os próprios moradores manterem este lixo acumulado no local. Além do quê, os irresponsáveis que jogam este lixo na beira do rio estão cometendo um crime ambiental, pois tudo acaba sendo levado para dentro do rio prejudicando não só a natureza como também colocando em risco a vida de muita gente. O leito fica cada vez mais raso e as enchentes acontecem com mais freqüência. 
Sabemos como atualmente é difícil conseguir, junto aos órgãos competentes, licença para desassorear os rios e os mesmos irresponsáveis que cometem o crime são os primeiros a levantarem bandeiras contra os governos. Na realidade, se cada pessoa contribuir um pouco, não jogando lixo e entulho nas ruas e na beirada dos rios, não teremos problemas. Pelo visto, estas pessoas não têm consciência nem respeito à própria vida. 

Esquina do lixo  

A placa é só de enfeite! Ela informa até o número da lei que diz ser proibido jogar lixo, mas ninguém respeita. Existe tanto lixo nesta esquina que, em outra reportagem, há muito tempo, nós a elegemos como “a esquina do lixo”. E, pelo visto, nada mudou; ou melhor, mudou sim: está pior. 
Não conseguimos entender como as pessoas podem presenciar diariamente esta sujeira e achar normal. Será normal uma rua com tanto lixo em uma esquina? Não incomoda as pessoas? E o visual do bairro, como fica? Não acreditamos, não queremos acreditar, que as pessoas possam conviver pacificamente com este tipo de coisa, que são coniventes com quem joga o lixo e o entulho. Sabemos que é difícil denunciar um amigo, um vizinho, mas é bonito manter sua rua assim? Converse com quem pratica este delito, mostre como fica feio e, se não resolver, denuncie e mantenha seu bairro limpo.

Fogo no meio da rua 


Esta é nova. No domingo, conseguimos fotografar uma grande quantidade de entulho no meio da rua e a novidade: o morador tinha colocado fogo na material. Não sabemos se eram os donos da arte mas, ao verem nossa equipe de reportagem fotografando, ainda brincavam para fotografá-los. Se eles são os autores da proeza isto mostra até aonde vai a irresponsabilidade destes tremendos caras-de-pau! Além de entulho, havia lixo, resto de obra e folhagem de árvores, tudo sendo queimado com a maior naturalidade no meio da rua, prejudicando também o asfalto, já que com o fogo a tendência é danificá-lo. 
Depois, o morador reclama que tem um buraco em frente à sua casa e que a prefeitura não faz nada para tapá-lo mas, na realidade, não sabemos mais quem deveria consertá-lo. Fogo no meio da rua