Inicial

Edições Anteriores

Dicas de Lazer

Expediente

Capa desta Edição

Eliane retorna a Campos depois de várias
jornadas de cerimonial no Brasil e exterior


Carioca de nascimento e jordanense de coração, pois já soma cerca de vinte anos em Campos do Jordão, Eliane Ubillus dedica-se à arte do cerimonial há mais de trinta e três anos.

O cerimonial é o conjunto de formalidades específicas a um ato ou evento, que envolve ordens de precedência, indumentária, símbolos nacionais e ritualística; e isso ela faz como poucos.

Em Campos do Jordão, além do cerimonial social, ela dedicou-se ao público, passando por três administrações. No Brasil e exterior, Eliane já participou de inúmeros eventos, uma boa parte deles como palestrante. Em 2000, fez parte do III Congresso Internacional de Protocolo, em Valencia, Espanha, evento com 600

"Eliane Ubillus, paixão pela
arte de conduzir eventos"

inscritos e 49 países, onde foi a única representante brasileira inscrita. Em 2001, a convite da Escola Internacional de Protocolo, em Madri, onde, em companhia de Hugo Faria Almeida, atual presidente do Comitê Nacional do Cerimonial Público, foi tratar de assuntos ligados à Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo. Ainda em 2001, em novembro, ela esteve em Palma de Majorca (Esp) para a fundação da OICP e o IV Congresso Internacional de Protocolo, onde presidiu a mesa de cerimonial internacional.

Em Vigo, norte da Espanha, ela participou do V Seminário Internacional de Protocolo, onde proferiu duas palestras: uma sobre cerimonial brasileiro e outro sobre como recepcionar autoridades. Segundo Eliane, "nós estamos muito bem em relação aos demais países, ou melhor, na mesma altura do cerimonial internacional".

No Brasil ela participou em junho da I Jornada Paulista de Cerimonial para Município, em São Sebastião, com total apoio do prefeito Paulo Julião, que também é presidente do CODIVAP e da APRECESP.

Na semana que passou, ela participou em companhia de Jack Correia, ex- Chefe do Cerimonial do Est. de Minas Gerais, atual vice-pres. da Coca Cola, da VII Jornadas Nacionales de Ceremonial, promovida em Buenos Aires, Argentina.

Ao final deste ano ela ainda vai participar do IX Congresso Nacional de Cerimonial Público em Cuiabá.

Embora poucas são as pessoas que conhecem de perto essa verdadeira arte de conduzir eventos das mais variadas magnitudes, hoje sabe-se que o sucesso de um evento, seja ela uma simples recepção ou mega congresso internacional, está diretamente ligado na maneira como esse evento é conduzido.

O próximo evento em que Eliane Ubillus tomará parte, a convite, será em novembro próximo, no IV Congresso de Protocolo do México.