Inicial

Edições Anteriores

Dicas de Lazer

Expediente

Capa desta Edição

Sucesso de público na estréia do Festival de Inverno
A impecável programação deste ano está levando o público em massa às apresentações


A abertura oficial do 33º Festival de Inverno de Campos do Jordão, dia 6 no Auditório Cláudio Santoro, contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O evento foi um dos mais concorridas dos últimos anos, com os ingressos esgotando rapidamente. Na programação de estréia, cuja batuta esteve nas mãos do maestro Roberto Minczuk, foram apresentados, "O Lago dos Cisnes" e "Sinfonia nº 5 em mi menor, Op.64" de Tchaikovsky.

Também no feriado prolongado, duas apresentações internacionais: o pianista Mikhail Rudy e o trio jazzístico americano Brad Meldhau. No repertório da MPB, João Bosco, Sá,

Rodrix e Guarabira, Yamandu Costa e Beth Carvalho (foto), que levou o público de Capivari ao completo delírio.

Nesta quarta-feira, no Auditório, houve a apresentação da opereta "A Noiva do Condutor", de Noel Rosa, que teve a participação da Orquestra Feminina de Câmara do Theatro São Pedro. A peça, composta em 1935 para a Radioclube do Brasil, que tem uma temática alegre e sentimental acontece numa emissora.

 

Começaram as aulas para os Bolsistas

Tiveram início dia 8, a parte pedagógica do Festival, onde 288 bolsistas estão tendo aulas com renomados profissionais da música. São 188 bolsistas integrais, com aulas em Campos do Jordão e Tatuí, e 100 para masterclasses que acontecem em Campos do Jordão. Wilfried Strehle (Alemanha), Manfred Preis (Alemanha), Mary Clardy (USA), Leonardo Altino ( BR/USA), Soh Hyun Park (USA), Fred Mills (USA) e Ignácio Garcia (Alemanha) são alguns dos músicos internacionais que estarão desenvolvendo as masterclasses.

Uma ótima notícia para os bolsistas deste ano; é que eles estão concorrendo, no final deste mês, a 25 vagas de "Bolsistas Superiores" da Orquestra Sinfônica Jovem Maestro Eleazar de Carvalho. A seleção será na última semana do Festival de Inverno e a banca examinadora será presidida pelos Regentes (Titular e Assistente) da orquestra, além de professores do Festival, escolhidos e convidados pelos presidentes da Banca.

O maestro Eleazar de Carvalho, falecido a poucos anos, foi um fundadores e um dos maiores incentivadores do Festival de Inverno de Campos do Jordão desde seu início. Partiu dele a abertura do Festival para bolsistas.

 

Programação desta semana:

Jazz Sinfônica e Vozes do Brasil, Ivan Lins, Orquestra Popular de Câmara, Ira Levin e Orquestra Sinfônica Municipal e O Aprendiz de Maestro são os destaques deste final de semana

Jazz, Erudito, Música Popular Brasileira e até Ficção Científica são os ritmos presentes na programação deste final de semana no 33 Festival de Inverno. Na sexta (12), a partir das 21 horas, o flautista italiano Rafaelle Trevisani é o convidado da Banda Sinfônica do Estado, sob a regência do maestro Daniel Havens. O destaque desta apresentação é a execução da Sinfonia nº 1 "O Senhor dos Anéis", de J.de Meij.

No sábado (13), às 21 horas, a grande apresentação fica por conta da Orquestra Jazz Sinfônica, mostrando o show "Canções de Tom e Vinícius, sob a regência dos maestros Cyro Pereira e João Maurício Galindo. Nos vocais, grandes vozes femininas como Mônica Salmaso, Tetê Spíndola, Vânia Bastos, Jane Duboc e Celine Imbert.

No domingo (14), a partir das 11 horas, as crianças vão se divertir com a peça "O Aprendiz de Maestro e a História da Orquestra", executada pela Orquestra Sinfônica Jovem Maestro Eleazar de Carvalho, sob a regência do maestro João Maurício Galindo e com a participação do ator Cássio Scapin.

No mesmo dia, às 19 horas, a Orquestra Sinfônica Municipal sobe ao palco regida pelo maestro Ira Levin, tendo como convidados a soprano Graziela Sanches e o barítono Sandro Bodilon. Vale ressaltar que o americano Ira levin além de regente é pianista e atua como solista.O programa inclui composições de Mozart, Beethoven, Nielsen.

Dentro do repertório popular, na Praça do Capivari, Ivan Lins e Orquestra Popular de Câmara, são os destaques , com shows às 13 horas. No sábado (13), o palco da praça recebe Ivan Lins, que vai fazer um repertório baseado em seus principais sucessos, como Dinorah, Jobiniando, entre outros. No domingo, é a vez da Orquestra Popular de Câmara, cujos integrantes são bastante conhecidos tais como a cantora Mônica Salmaso e o pianista Benjamin Taubkin. No programa, Choro Moreno, Parafuso e O Circo Invisível de Fellini. Na seqüência, o grupo vocal A Quatro Vozes interpreta canções da música popular brasileira.

Na Igreja de São Benedito, no sábado (13), a partir das 11 horas, o Coral da Boca pra Fora, sob a regência do maestro Cadmo Fausto, interpretará canções de importantes compositores da música brasileira como Chico Buarque, Dorival Caymmi, Villa Lobos, Edmundo Villani, Paulinho da Viola e Adoniran Barbosa.

As apresentações no Auditório Cláudio Santoro são pagas e os ingressos variam de 10 a 40 reais. Estudantes pagam meia entrada. Na apresentação do dia 14, às 11 horas "Aprendiz de Maestro..." o ingresso terá valor único de 20 reais.

Mais informações: (12) 262-6000, das 13h às 21h30.