Inicial

Edições Anteriores

Dicas de Lazer

Expediente

Capa desta Edição

Seminário debate Preservação do Patrimônio Histórico


Como organizar um Conselho de preservação do patrimônio. Que medidas podem ser tomadas pela municipalidade para garantir a sobrevivência dos bens culturais. Estas e outras questões estarão em debate durante o seminário sobre patrimônio cultural que será realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo nos dias 29, 30 e 31 de julho.

O encontro tem por objetivo, difundir as ações voltadas à preservação a todos os municípios do interior, bem como abordar os vários aspectos e mecanismos para promover a preservação e recuperação do patrimônio cultural.

Sob a mediação do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado), o seminário contará com a participação do ministro de Esportes e Turismo, Caio Luiz de Carvalho, do arquiteto Victor Hugo Mori, representante do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além de historiadores, arquitetos, urbanistas e outros profissionais que atuam na área da preservação do patrimônio cultural.

 

PROGRAMA

29/07 - 18h30 - hall principal da Sala São Paulo. Abertura com apres. Orq. Jazz Sinfônica.

30/07 - 9h30 às 11h - Conselhos Municipais de Preservação - Criação e Aperfeiçoamento - José Roberto Melhem e Ulpiano Toledo Bezerra de Menezes - presidente e vice-presidente do Condephaat.

11h15 às 12h - Preservação como forma de agregar renda aos municípios - Caio Luiz de Carvalho - min. de Esportes e Turismo.

14h00 às 16h - A preservação do Patrimônio Cultural Municipal - A importância do Planejamento Urbano - José Guilherme Savoy de Castro - diretor do Condephaat.

O reconhecimento do Patrimônio - Inventário - Celina Kuniyoshi - historiadora e técnica do Condephaat. A ação Municipal - Edna Kamide e Ana Luísa Martins - historiadoras e técnicas do Condephaat

16h20 às 18h - Preservação e Recuperação do Patrimônio - Jon Androni Maitrejean - Instituto dos Arquitetos do Brasil e Walter Fragoni - arquiteto e técnico do Condephaat.

31/07 - 9h00 às 10h30 - Preservação do Patrimônio Municipal - Estado e Iniciativa Privada - Victor Hugo Mori - IPHAN

10h50 às 12h - Estímulos Municipais para Preservação do Patrimônio Cultural - José Roberto Melhem - presidente do Condephaat

14h30 às 17h30 - Métodos de Preservação - Silvia Maranca - Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, Marcos Mendonça - Secretário de Estado da Cultura, Júlio Barros - Projeto Oficina Escola.

 

NOTA: Para outras informações: (11) 3337-3798 ou pelo email: condephaat@ig.com.br