Inicial

Edições Anteriores

Dicas de Lazer

Expediente

Capa desta Edição

Morre no Rio, Yara Cortes aos 81 anos


Morreu na tarde desta quinta-feira (17) a atriz Yara Cortes, aos 81 anos de idade, no Rio de Janeiro. Ela morreu vítima de insuficiência respiratória aguda por volta das 16h30, no hospital Copa D'Or, onde estava internada. Yara sofria de câncer de pulmão.

A atriz ingressou na TV Globo no dia 1º de agosto de 1975, onde trabalhou em minisséries e novelas. Os papéis de maior destaque foram Dona Xepa, da novela homônima, e Carolina, de "O Casarão". Seu último papel em televisão foi como a personagem Olga de "História de Amor" (1995).

Nascida em 22 de setembro de 1921, Yara Cortes começou a carreira incentivada pelos professores do colégio, onde se apresentava em festas do ginásio.

Antes de ingressar definitivamente na carreira de atriz, chegou a trabalhar profissionalmente como enfermeira e aeromoça.

A carreira deslanchou quando entrou para um concurso da Companhia de Teatro Dulcina, onde ganhou seu primeiro prêmio e um contrato. Foi neste momento que Odete Cipriano Cerpa assumiu o pseudônimo de Yara Cortes.

O corpo da atriz foi velado nesta sexta-feira (18) no cemitério São João Batista, no Rio; com a presença de inúmeros artistas e fãs. Seu sepultamento se deu às 15h.