Literatura: "A CPI que abalou o Brasil:
Os bastidores da imprensa e os segredos do PT"


Leonardo Attuch produziu um dos principais furos de reportagem da crise política atual. Ao entrevistar a ex-secretária Fernanda Karina Somaggio para a revista Istoé DINHEIRO, ele abriu o mapa do chamado "valerioduto" e foi responsável por uma avalanche de revelações assombrosas, que deixaram perplexos milhões de brasileiros e fizeram desmoronar o patrimônio ético do PT.

Envolvido na apuração de grandes escândalos de corrupção, o próprio Attuch foi colocado na linha de tiro por altos dirigentes do PT e chegou a ser investigado pela Polícia Federal. Agora, em A CPI que abalou o Brasil, ele nos revela os bastidores das reportagens centrais da crise atual, conta como e por que foi investigado e, mais do que simplesmente relatar o que tem sido o trabalho da comissão de inquérito, ele nos traz fatos inéditos e sugere novas interpretações para a crise.

Para escrever este livro, Attuch entrevistou dirigentes petistas que exerceram funções centrais no processo de arrecadação de recursos – tanto legais e como ilegais – na campanha de 2002. São autênticos Gargantas Profundas, que deixarão os leitores ainda mais estarrecidos. Eles revelam até o tamanho do caixa dois do PT: nada menos que R$ 200 milhões. Com histórias inéditas narradas com minúcia e estilo, A CPI que abalou o Brasil é um livro essencial para compreender o momento político brasileiro.

SOBRE O AUTOR:

Leonardo Attuch é jornalista e editor de economia da revista Isto é Dinheiro, em São Paulo, onde escreveu o "furo jornalístico" sobre Fernanda Karina Somaggio, a ex-secretária do publicitário Marcos Va-lério de Souza. Tal entrevista foi uma das principais peças da crise política atual e também um divisor de águas nas investigações da CPI dos Correios. Nascido em Brasília, Leonardo Attuch já foi repórter do jornal Correio Braziliense e das revistas Veja e Exame. Entre 1997 e 2001 residiu em Belo Horizonte, onde foi editor de Economia do jornal Estado de Minas. Atualmente, além da Isto é Dinheiro, edita a revista Dinheiro Rural. Já recebeu várias distinções profissionais, entre as quais o Prêmio Citibank de Excelência em Jornalismo e também é autor de outros dois livros.

O livro foi editado pela Editora Saraiva, contém 160 páginas e custa R$ 24,90.

O Lançamento será no próximo dia 7 de fevereiro, às 19 horas no Saraiva Mega Store do Morumbi Shopping, na Capital.