Edição 2.765 - Ano XVIII - Fundadores: Otaciano Pereira e Irene Pereira -

Usuário: @jdia.com.br | Senha:
O que você acha da nova formatação do Jornal do Dia?

Ótima
Boa
Razoável
Tanto faz
A antiga era Melhor
Ruim
Muito Ruim


 
VIVA
Jorge Souza
Escola Walquíria apresenta
Conjunto Quadro Cervantes
Divulgação







O grupo
|Quadro Cervantes tem levado boa música antiga a diversos estados, pelo Projeto Sonora Brasil.


O auditório do Sesc Ler Amapá, no município do Amapá, viveu momentos de pura magia, com a apresentação do quarteto de músicos que integram o conjunto Quadro Cervantes, no concerto Música Ibero-Brasileira.
A apresentação de músicas antigas é uma iniciativa do Serviço Social do Comércio - SESC,
através do Projeto Sonora Brasil. O grupo estará se apresentando hoje às 20h no auditório da escola Walquíria Lima, segundo informações de Michelle Lobo, do Setor de Cultura do Sesc/Araxá. A entrada é franca.

DO MEDIEVAL
À MODINHA

O grupo Quadro Cervantes tem levado boa música antiga a diversos estados, pelo Projeto Sonora Brasil. Desde 29 de agosto o show “Música íbero-brasileira” já passou por diversos estados como: Rio Grande do Norte, Ceará e Acre. No Teatro Plácido de Castro, em Rio Branco, o projeto fez parceria com o Mesa Brasil SESC, arrecadando alimentos. Agora foi a vez do Amapá.

PRIMEIRA PARTE
DO SONORA BRASIL

O projeto teve sua primeira edição com a mostra itinerante de 22 réplicas de instrumentos pertencentes a museus e coleções particulares de Espanha, Áustria, Alemanha, Inglaterra, Itália, França, Estados Unidos e Brasil, datados entre a Idade Média e o século XIX. Todas as peças foram construídas pelo luthier - profissional especializado na construção de instrumentos de corda - Joaquim Pinheiro, considerado um dos mais importantes “luthiers” (profissional especializado em instrumentos antigos) brasileiros, a exposição ocorreu no Macapá Shopping no mês de agosto.


ORIGEM DO
QUADRO CERVANTES

Fundado em 1974, o Quadro Cervantes é considerado pela crítica como “o mais importante conjunto de música antiga do país”. Além de sua inegável qaualidade artística, o conjunto prima pela comunicação que estabelece com suas platéias. O Quadro Cervantes possui um repertório medieval abrangente, que inclui desde a música do período medieval até obras brasileiras do século XIX. Empregando cópias fiéis de instrumentos antigos, as apresentações do grupo exibem grande variedades de timbres, entre os quais trio vocal e dezenas de instrumentos das famílias de sopro, percussão, cordas dedilhados e cordas friccionadas.
O conjunto já realizou cinco gravações, e seus integrantes são regularmente convidados para lecionar e apresentar-se no Brasil e no exterior. O conjunto é formado por Helder Parente(flauta, barítono e percussão), Clarice Szajnbrum(soprano e percussão, Mário Orlando(viola de gamba, vielle, flautas doce e contratenor) e Nicolas de Souza Bar
ros(aludes, violão e viola caipira, guitarras ranascentistas e barrocas). Nesta turnê o Quadro Cervantes contará com as participações de Sonia Leal Wegenast)soprano e percussão) e Clayton Vetromilla (alaúde e violão).

Divulgação






MÚSICOS
| Do conjunto de músicas antigas Quadro Cervantes estarão se apresentando hoje à noite na escola Walquíria Lima

Sobre os músicos

Helder Parente Pessoa - flautas, voz e percussão
Um dos mais conceituados músicos brasileiros na área de música antiga, especializou-se no Instituto Orff(Salzburgo - Áustria, onde também chegou a lecionar.Tem extenso currículo como docentee intérprete. Atualmente é professor nos cursos de Música e Teatro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio)

Mário Orlando - vielle, viola de gamba, contratenor, flautas e percussão.
Diretor Musical do Conjunto de Música Antiga da Universidade Federal Fluminense (UFF),do qual faz parte desde 1983. é especialistaem instrumentos antigos de arco como vielle e viloa de gamba. É freqüentemente convidado a ensinar nos mais importantes festivais de músicas do país.

Sonia Leal - canto, percussão.
É uma das principais cantoras brasileiras na área de música antiga. Carioca possui o Bacharelado em Canto e em Piano pela escola de Música da Universidade federal do Rio de Janeiro UFRI). No campo da performance, devem ser destacadas as suas participações na última décadacomo artista convidada do Conjunto de Música Antiga da UFF, onde tem atuado como cantora solista e percussionista.

Clayton Vetromilla - alaúde renascentista e violão
É Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ, onde foi orientado por Turíbio Santos. Obteve seu Bacharelado em Violão pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde estudou com José Lucena. Além de solista, desenvolve trabalhos camerísticos com o Quinteto de Violões Sescontu e com o tenor Ricardo Tuttmann.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PESQUISAR

Capa do Dia

Publicidiade
 
 
Esta página foi visitada

desde 13/06/2005
© 2005 Jornal do Dia Publicidade Ltda. Todos os direitos reservados.
Desenvolvedores: Jair Júnior/Rodrigo Cunha
jj_webmaster@jdia.com.br