ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Reason, uma nova maneira de fazer música Print E-mail
12 Out 2003, por Aécio de Souza

O Reason, da Propellerheads, não é apenas um programa de fazer música. Ele é uma estação completa de trabalho para produção de música eletrônica, pré-produções de música acústica e seqüenciamento MIDI. Boa parte do trabalho que normalmente era feito com módulos externos hoje em dia pode estar num laptop, de preferência rodando Mac OS X. Vamos ver como ele funciona.

A primeira coisa que é preciso dizer do Reason, é que ele não grava sons. Não se pode considerá-lo como um gravador multipista. Mas ele tem um sequencer, que controla todos os seus sons internos, inclusive a automação de tudo.


Acima o rack, abaixo o sequencer

O Reason é um programa de uma janela só. Mas temos 2 partes distintas: o rack e o sequencer (que podem inclusive se dividir em 2 janelas). É no rack que você poderá colocar os módulos de instrumentos, efeitos, mesa de som e fazer todo o cabeamento (se não souber direito, ele faz o cabeamento básico sozinho), como módulos externos num rack de estúdio. A quantidade de módulos que podem ser colocados juntos no rack depende só do processador do seu computador. Mas ele é relativamente leve e com um G3 já se pode fazer bastante coisa.

O Reason já abre com um módulo, que é o Reason Hardware Interface. É aí que são feitas as ligações necessários para fazê-lo funcionar com sua placa de som e seu controlador MIDI (não é necessário ter um, mas ajuda bastante) e a janelinha de sequencer, que pode aumentar ou diminuir de tamanho ou até sumir, se necessário.


Não precisa se assustar, o Reason faz todas as
ligações necessárias automaticamente

Ele conta com uma mesa de som de 14 canais estéreo bem completa, com 4 auxiliares estéreo e equalização básica. Se for o caso pode-se colocar mais mesas para fazer submixes e conseguir mais canais. Também vem com efeitos de flanger, chorus, distorção, compressão, equalizador, filtro, delay e, na versão 2.5 (grátis para usuários registrados da versão 2.0), foi acrescentado um Reverb melhor, um vocoder e um módulo chamado Scream, que já vem com vários presets para imitar som de válvula, som de gravação em fita e mais um monte de efeitos de distorções diferentes. Na verdade ele coloca um colorido diferente em qualquer som que passe por ele. É extremamente recomendado.

Também vem com o Reason dois tipos de sintetizadores (um tipo analógico e um que usa um misto de granulação com wavetable), 2 samplers (um básico e um mais completo), um loop player (que toca arquivos no formato Rex) e uma bateria eletrônica. Existe também um módulo de pattern sequencer, importante para os mais ligados em música eletrônica e um Rebirth Input Module, para ligá-lo com o Rebirth, um programa que simula os antigo TR-909, TR-808 e TB-303, clássicos instrumentos de dance music da Roland.


No Sequencer, você controla desde a velocidade até
a automação da mesa ou dos instrumentos

O Reason tem a tecnologia Rewire, da própria Propellerheads, que liga-o a qualquer outro programa que funcione com essa tecnologia, fazendo com que os dois toquem juntos e troquem ligações de áudio, tornando possível jogar as saídas do áudio do Reason para o sequencer de sua preferência para processá-los com os plug-ins do próprio programa; ou usar o Reason para sequenciar as partes eletrônicas e um outro programa para gravar vocal e/ou outros instrumentos e fazê-los tocar em sincronia. Atualmente o Live da Ableton, o Cubase da Steinberg, Logic da Emagic/Apple e o próprio Pro Tools em suas últimas versões funcionam com Rewire.

Há um universo infinito de possibilidades para se produzir música de qualidade com o Reason, ele é simples e intuitivo, com funções avançadas para quem quiser utilizá-lo a fundo. Recomendado para qualquer tipo de música. 
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress