ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Usuários de Mac frustrados: Windows Vista não terá suporte a EFI Print E-mail
10 Mar 2006 às 12:38, por MacPress

Instalar e usar o futuro Windows Vista, da Microsoft, em máquinas Macintosh com processador Intel, da Apple Computer, provavelmente não será possível num primeiro momento porque o Vista não permitirá a inicialização em máquinas com a Extensible Firmware Interface (EFI) utilizada no Mac Intel, conforme revelado ontem (9/3) pela Microsoft no fórum de desenvolvedores da Intel.

A notícia pode ser um choque para proprietários de Mac Intel que esperavam ser capazes de escolher entre o Windows Vista e o Mac OS X na inicialização.

A EFI é a versão moderna do Basic Input-Output System (BIOS), usada há 20 anos nos PCs. Ambas têm a mesma função básica: tornar o computador pronto para usar. A diferença entre elas é que, enquanto a EFI armazena em memória flash os drivers dos dispositivos conectados ao computador -- tornando o processo de inicialização mais rápido --, PCs com BIOS precisam ter esses drivers levados à memória RAM pelo sistema operacional armazenado no disco rígido, mais lento.

"Cameron Esfahani, arquiteto-chefe de software da Apple, disse entender que apenas versões de 64 bits do Vista terão suporte a EFI. Até o momento, todos os Macs Intel usam chips de 32 bits", relata Ina Fried para o CNET News.

Segundo Fried, Esfahani esclareceu que, enquanto a EFI dá suporte a muitos tipos de software e hardware mais antigos, como o Windows, a Apple não incluiu muito desse código "antigo" em sua implementação da EFI. "O Windows é um sistema operacional antigo. Não damos suporte a antigüidades", disse ele, para diversão e aplausos da audiência, conforme relata Fried.

Escrevendo para o RealTechNews, David Johnston disse não estar certo do porquê a Microsoft decidiu não dar suporte à EFI no Vista após prometer o contrário. Segundo ele, a criadora da EFI, a Intel, tem incentivado muito a nova interface e dado suporte tanto à Apple quanto à Microsoft. Não demoraria muito para que a EFI substituísse completamente o BIOS, opina Johnston.

"Não há dúvida de que esse anúncio mais que desagradou a Intel. Alguém poderia pensar que a Microsoft deveria perceber a grande oportunidade que tinha de penetrar no mercado do Mac. As vendas de computadores Apple têm crescido recentemente sob o efeito halo do iPod, de modo que sua parcela do mercado é significativa. Isso também significa que muitos dos novos usuários de Mac são recém-conversos vindos do Windows e estou certo de que muitos deles não se importariam em rodar ambos os sistemas operacionais. Em qualquer caso, será interessante ver onde isso vai parar", opina Johnston. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress