ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Confirmado: Windows XP pode ser inicializado no Mac Intel Print E-mail
16 Mar 2006 às 15:19, por MacPress

Conforme o MacPress noticiou anteontem (14/3), um usuário identificado como "narf2006" alegou ter conseguido inicializar o Windows XP, da Microsoft, em um iMac com processador Intel Core Duo, da Apple Computer. O método de narf2006 foi comprovado e ele ganhou prêmio de quase US$ 14 mil pela façanha, abrindo um amplo leque de possibilidades de novos usos para os computadores Apple com processador Intel.

A principal dificuldade em conseguir inicializar o Windows XP em um Macintosh com processador Intel residia no fato de que o Mac Intel não utiliza o Basic Input-Output System (BIOS), padrão nos PCs e exigido pelo Windows. Ao invés, o Mac Intel utiliza uma versão mais moderna, a Extensible Firmware Interface (EFI). Esta nota do MacPress contém detalhes sobre as diferenças entre ambos, as quais narf2006 conseguiu a proeza de contornar.

A solução proposta por ele é bastante complexa e provavelmente difícil de ser implementada por usuários inexperientes. Todavia, é certo que soluções mais simples surgirão ao longo do tempo.

"As implicações deste método de instalar o Windows XP em qualquer Mac são entusiasmantes, para dizer o mínimo", empolga-se Clint Ecker, do ArsTechnica. "Qualquer um com pouco conhecimento poderá inicializar sua máquina tanto pelo Mac OS X quanto pelo Windows XP e ter acesso a um mundo de aplicações ainda não disponíveis para o sistema operacional de sua escolha. (...) Os computadores Apple agora são as primeiras máquinas nas quais pode-se inicializar todos os três grandes sistemas operacionais [Mac OS X, Windows e Linux] sem (a princípio) violar nenhuma licença (ainda não está claro se a modificação do CD de boot do Windows XP é ou não ilegal tecnicamente). O que há de certeza é que está para surgir uma maneira mais amigável de usar o Windows XP em um Mac Intel a partir da implementação de narf2006 e, na minha opinião, será um benefício em cadeia para todos os envolvidos."

Mais informações e instruções para realizar o boot do Windows XP no Mac Intel no artigo de Ecker. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress