ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Apple patenteia navegação por áudio para iPod Print E-mail
04 Mai 2006 às 17:37, por MacPress

A princípio pode não parecer novidade, já que navegação assistida por áudio é um recurso conhecido há vários anos. A novidade reside na geração automática de rótulos de áudio a partir de textos capazes de serem reproduzidas por aparelhos de mão, como tocadores MP3, celulares ou PDAs. Esse é o cerne do sistema que a Apple Computer está patenteando.

Escrevendo para o Engadget, Thomas Ricker diz que, uma vez que o novo sistema provavelmente consiste apenas em implementação de software em hardware Apple já existente, a ativação do recurso pode ser feita em uma simples atualização de software. "Ouviram isso, donos de iPod shuffle sem tela?", diz ele.

O site Unwired View explica que os rótulos de áudio serão gerados a partir dos metadados dos arquivos de música ou vídeo do usuário, que contém textos referentes a nome do autor/ator/diretor e da música, duração, etc. Tais informações vêm embutidas em arquivos musicais e de vídeo ao serem baixados da loja iTunes. Essa informação é então lida e convertida em áudio por software de pronúncia -- como o que já existe no Mac OS desde os tempos do ambiente Classic -- em pequenos arquivos de áudio que se tornarão os rótulos de navegação. Como a capacidade computacional do iPod é limitada demais para fazer uma boa tradução texto-fala, a operação será realizada no Mac ou PC do usuário. Depois disso, os áudio-rótulos de navegação são anexados às músicas ou vídeos e transferidos ao iPod, onde podem ser armazenados junto com as músicas ou em bases de dados separadas e então sincronizados com o menu de navegação.

O Unwired View dá como exemplo a seguinte situação: o usuário quer tocar a música "In the air tonight", de Phil Collins (vide esquema ilustrado abaixo). Ele pode reproduzir à música através do caminho usual: Menu -> Music -> Pop -> Phil Collins -> In the air tonight -> Play. A novidade consiste na dispensa de olhar para a tela para fazê-lo, pois o aparelho falará o que a tela está mostrando -- situação perfeita para deficientes visuais, por exemplo.

"A parte inteligente desta patente da Apple em particular parece ser o modo como resolveram o problema da sincronização dinâmica da constante mudança nos metadados de imensas bibliotecas musicais armazenadas no iPod. Ao gerar rótulos de áudio dinamicamente no iTunes do usuário quando a música é baixada ou a lista de execução é criada e então sincronizada com o iPod, a Apple torna-se capaz de fazer a navegação por áudio algo tão fácil de usar e atualizar quanto o atual sistema de navegação visual. E, uma vez que nenhuma mudança nos controles de navegação e no hardware é necessária, a navegação por áudio pode ser implementada nos atuais iPod através de uma simples atualização de software", diz o site. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress