ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Chip IBM roda a 350 GHz e atinge 500 GHz quando congelado Print E-mail
21 Jun 2006 às 08:31, por MacPress

A gigante da tecnologia International Business Machine (IBM) e a Georgia Tech produziram um processador que estabeleceu um novo recorde de velocidade para dispositivos baseados em silício: 350 GHz à temperatura ambiente e 500 GHz quando criogenicamente resfriado a -451º F (-232,78º C).

Michael Kanellos relata no CNET News que o experimento é parte de um projeto que explora os limites de velocidade de chips de silício-germânio (SiGe), similares aos de silício padrão, mas cuja adição de germânio produz melhor desempenho e menor consumo de energia -- e menos consumo implica em menos calor.

"À temperatura ambiente, o chip da IBM-Georgia Tech opera a 350 GHz, ou 350 bilhões de ciclos por segundo. Isso é muito mais rápido que os processadores atuais do padrão PC, que variam de 1,8 GHz a 3,8 GHz. Mas os chips SiGe podem prover rendimento adicional a temperaturas mais baixas", conta Kanellos.

Para conseguir isso, os cientistas da IBM e da Georgia Tech congelaram criogenicamente o chip a -451º F, perseguindo a teoria de que os chips SiGe podem eventualmente atingir a velocidade de 1 THz, ou 1 trilhão de ciclos por segundo. Em situações extremas, chips SiGe de alto desempenho podem ser usados em sistemas de defesa, exploração espacial e sensoreamento remoto.

"É concebível que se possa construir um computador para Ted Williams e outras celebridades criogenicamente congeladas", brinca Kanellos. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress