ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

iMac e MacBook Pro poderão ou não rodar Windows XP, afinal? Print E-mail
13 Jan 2006 às 15:14, por MacPress

A notícia de que os novos lançamentos da Apple Computer baseados em processador Intel, o desktop iMac e o laptop MacBook Pro, não podem rodar o sistema operacional Windows XP, da Microsoft, pode não estar correta.

Conforme o MacPress noticiou ontem (12/01), o motivo do impedimento é o uso da Extensible Firmware Interface (EFI) no Macintosh ao invés do Basic Input-Output System (BIOS) usado nos PCs, com a qual diz-se que a atual geração do Windows não é compatível. A EFI permite aos dispositivos do PC serem inicializados antes que o sistema operacional seja carregado. O mesmo para recursos como suporte a redes e download de drivers.

"A EFI é a próxima geração do BIOS de 20 anos de idade, a parte mais antiga dos PCs modernos e que precisa desesperadamente de uma revisão", escreve Dan Warne na APC Magazine.

Warne diz que a subsidiária australiana da Intel, ainda que cautelosamente não comente detalhes sobre o hardware da Apple, diz que placas-mãe baseadas no chipset Intel 945 dão suporte à EFI e podem carregar o Windows sem problemas. "Oficialmente a Microsoft diz que dará suporte à EFI nativamente no Windows Vista, então é quase certo que o MacBook Pro e o iMac sejam capazes de carregar o Vista quando for lançado no fim do ano. Mas um ano é muito tempo na informática e seria ótimo para muitos usuários ter um laptop que possa rodar o Windows XP no trabalho e o OS X em casa, ou um que possa facilmente carregar o Windows para rodar os últimos jogos", diz Warne.

Ele acha que um Mac capaz de rodar legalmente Windows, Linux e OS X é a máquina dos sonhos em termos de compatibilidade, a qual levaria a aumentar as vendas. Acha também que o OS X não sofre nenhuma ameaça diante da possibilidade de o usuário instalar o Windows em paralelo. "Claro que a Apple não pode incentivar o uso do Windows no Mac porque isso isso levaria os desenvolvedores dedicados ao Mac a questionar se devem continuar investindo na plataforma OS X se a Apple não se mostra totalmente comprometida com ela. É uma situação onde a Apple deve saber que, se permitir ao usuário que rode Windows no Mac, só irá aumentar sua base de usuários."

A revista APC está esperando uma resposta oficial da Microsoft sobre se o Windows XP é compatível com a EFI e promete atualizar seu artigo assim que obtiver a informação. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress