ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Microsoft está disposta a licenciar o Windows à Apple Print E-mail
10 Mar 2006 às 15:34, por MacPress

Agora que toda a linha de computadores Macintosh, da Apple Computer, será baseada em processador Intel, a Microsoft está disposta a tratar a Apple tal como trata qualquer outra parceira montadora de PCs, como Dell e HP no que diz respeito ao licenciamento e uso do Windows. A Apple, no entanto, prossegue demonstrando desinteresse pela oferta.

"Tal como toda OEM da Microsoft, a Apple pode produzir hardware padrão de mercado que seja compatível com o Windows. A Microsoft tem especificações e processo de certificação de hardware abertos", disse um porta-voz da Microsoft, conforme relatado por Stewart Mitchell no PC Pro.

A recíproca, no entanto, não é verdadeira: a Apple não tem interesse em licenciar o Windows, pois produz seu próprio sistema operacional, o Mac OS X, tido como superior ao Windows em diversos aspectos. Além disso, rodar o Mac OS X em um PC significativamente barato permanece sendo um sonho elusivo, de acordo com Phil Schiller, vice-presidente da Apple: "[A Apple] não permitirá que o Mac OS X seja rodado em nada que não seja um Apple Mac".

Mitchell acha que, não obstante, os hackers conseguirão burlar toda e qualquer proteção que a Apple implemente no Mac OS X para impedi-lo de rodar em qualquer PC, ainda que essa não seja uma tarefa fácil devido à moderna interface de firmware extensível (EFI) usada nos Macs, incompatível com o sistema básico de entrada e saída (BIOS) usado há 20 anos nos PCs.

"Na verdade, no entanto, a maior notícia para os desenvolvedores de programas para Windows é a possibilidade de portar legalmente seu software para a Apple. A CodeWeavers, por exemplo, expandiu sua capacidade de portar software para incluir suporte Windows-para-Mac -- reduzindo, teoricamente, o tempo e o custo do desenvolvimento de versões para Mac de programas para Windows", diz Mitchell.

Segundo Jeremy White, presidente da CodeWeavers, a mudança para chips Intel "é boa notícia para os desenvolvedores Windows que, por motivo de tempo e custo, nunca criaram versões para Mac de suas aplicações-chave".

Mitchell opina dizendo que a mudança de processador promovida pela Apple dificilmente mudará o mundo Windows, mas trouxe nova esperança para o desenvolvimento multi-plataforma, que a longo prazo pode significar grandes benefícios para os profissionais do PC. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress