ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Saiba como dar boot triplo no Mac Intel com Mac OS, Windows e Linux Print E-mail
18 Abr 2006 às 15:32, por MacPress

CCOM o advento do gerenciador de inicialização Boot Camp, da Apple Computer, o usuário do Mac Intel agora pode escolher entre dois sistemas operacionais (Mac OS X ou Windows) para inicializar sua máquina, certo? Errado. Já foi descoberta e divulgada uma maneira de incluir o Linux como opção no Boot Camp.

Tony Smith relata no britânico The Register que a técnica do boot triplo foi esmiuçada no site OnMac.net, o mesmo que divulgou o primeiro código que permitiu ao Mac Intel rodar o Windows XP antes do lançamento do Boot Camp pela Apple.

Smith informa que o procedimento não é trivial, mas usa o próprio Boot Camp. Após instalar o Windows XP, o processo conduz à adição de uma instalação do Linux a partir de CD no disco rígido dinamicamente reparticionado do Mac. Esse Linux utiliza um arquivo de troca como memória virtual ao invés do método mais comum de criar uma partição específica para esse propósito devido às limitações na estrutura permitida para a partição.

"O truque consiste em usar o inicializador ntldr do Windows XP requerido pelo Boot Camp para chamar a ferramenta de inicialização do Linux, a lilo. Para inicializar usando o Linux, o usuário seleciona 'Windows XP' no Boot Camp, que então ativa o ntldr, o qual, por sua vez, ativa a lilo, de onde o usuário pode selecionar o Linux", descreve Smith.

O procedimento completo está descrito nesta página do OnMac.net. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress