ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Apple anuncia alguns dos novos recursos do Mac OS X 10.5 Leopard Print E-mail
07 Ago 2006 às 14:55, por MacPress

A Apple Computer anunciou hoje (7/8) em sua Worldwide Developers Conference 2006 alguns dos novos recursos de seu futuro sistema operacional Mac OS X 10.5 Leopard.

No palco da apresentação, Steve Jobs, CEO da Apple, disse que a totalidade dos novos recursos do Leopard não seria anunciada hoje porque alguns são segredo. "Não queremos as fotocopiadoras de Redmond ligadas tão cedo", disse ele, arrancando risos da platéia com a alusão ao hábito de longa data da Microsoft de copiar os recursos e a interface do sistema operacional da Apple.

O primeiro dos novos recursos anunciados é a compatibilidade com aplicações que requerem processamento em 64 bits. O sistema será capaz também de rodar aplicações de 32 e 64 bits simultaneamente, sem qualquer tipo de emulação ou tradução.

O novo Leopard terá grandes melhorias em sua interface e melhor suporte a backup com o Time Machine, utilitário para a realização de cópias de segurança automáticas de dados importantes do usuário à medida que são criados ou alterados. Segundo Jobs, o Time Machine promete encontrar inclusive arquivos já apagados.

Jobs disse também que o Boot Camp, baixado meio milhão de vezes desde seu lançamento, fará parte do Leopard, mas não mais como versão beta, assim como outros produtos que hoje são beta e não serão mais quando inclusos no pacote do Leopard.

O Virtual Desktops "Spaces" é outro dos recursos do novo Leopard, que cria diferentes espaços para diferentes grupos de aplicações que trabalham juntas. As diferentes áreas de trabalho (desktops) podem trocar dados entre si.

O Mac OS X 10.5 terá também uma versão melhorada do Spotlight, mecanismo de busca instantâneo baseado em metadados considerado um dos grandes recursos lançados no Mac OS X 10.4 Tiger. O novo Spotlight permitirá também realizar buscas em outras máquinas às quais o usuário tem acesso.

Outra das novidades do Leopard atende pelo nome de Core Animation, que permite ao usuário aumentar dramaticamente a produtividade das aplicações desenvolvidas para Mac OS X. Jobs mencionou inclusive que o Time Machine foi criado em Core Animation e demonstrou a funcionalidade do produto com um protetor de tela criado em Core Animation.

Mais uma das melhorias do Mac OS X 10.5 Leopard: o aplicativo de e-mail Mail, que agora inclui recursos para anotações, agenda, lista de tarefas, alarmes -- ou seja, o novo Mail integra parte das funções da Agenda do Mac OS X, permitindo ao usuário realizar as tarefas de dois aplicativos em um. O novo Mail também tem recursos que melhoram e facilitam a criação de mensagens de aparência profissional no formato rich text.

Tido como um dos recursos preferidos de Jobs, o Dashboard também ganhou melhorias, como o Dashcode, para que desenvolvedores tenham uma mãozinha adicional na hora de criar, desenvolver e depurar códigos para novos widgets do Dashboard. Para o usuário comum, o Dashboard traz recurso que permite tornar qualquer parte de qualquer página web em um widget do Dashboard em cerca de apenas 4 cliques.

O iChat é outro dos utilitários do Mac OS que foi melhorado com a adição de novos recursos e funcionalidades que facilitam o trabalho de colaboração simultânea entre múltiplos video-conferencistas.

Jobs anunciou que o Leopard será lançado na primavera de 2007 (outono no Brasil).

Mais informações à medida que forem reveladas pela Apple. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress