ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Conjuntura: o Macintosh e o futuro da Apple Print E-mail
11 Jul 2005 às 14:55, por MacPress

Escrevendo para o Ars Technica, Jon "Hannibal" Stokes faz uma interessante análise sobre a atual conjuntura da Apple.

"O relacionamento da Apple com seus fornecedores de chips" foi o que causou a mudança para os processadores Intel, segundo ele.

Ao longo dos anos a Apple rotineiramente pressionou a Motorola a dedicar suas equipes de projeto de CPUs a fazer chips especiais para a Apple, chips esses que nunca deram muito lucro. Se a Motorola não concordasse, a Apple debandaria para a IBM. A Apple fez a mesma coisa com a IBM ameaçando-a da única maneira possível: ir para a Intel.

"A Apple tem agido assim por muito tempo, como sabe qualquer um que tenha acompanhado o relacionamento dela com a Motorola", diz Stokes.

A IBM, no entanto, basicamente respondeu à Apple: "Tudo bem, vão para a Intel".

"A realidade nua e crua é que o Mac é o passado da Apple e o iPod é o futuro dela. É pena que Steve Jobs não possa ser sincero com sua base de usuários sobre esse fato, porque, francamente, não acho que a comunidade Mac entenderia. O iPod e o que ele representa (...) é o Macintosh do novo milênio".

"[Não é que a IBM] tenha deixado cair a bola do desempenho", explica Stokes. "O que Jobs está realmente fazendo é mudando o foco da Apple da era do paradigma do desempenho do PC para a era do paradigma 'recursos e funcionalidades' pós-PC."

"Para saber o real motivo por trás da mudança você tem que olhar para o fato de que é o iPod e o iTunes Music Store — e não o Macintosh — que estão dirigindo os rendimentos da Apple e o valor de suas ações. A Apple está mais preocupada em alcançar o famoso desconto por volume nas linhas Pentium e XScale da Intel do que com desempenho, ou mesmo com desempenho por watt, do Mac", escreve Stokes.

O autor também tece interessantes considerações sobre os recentemente anunciados chips PowerPC 970MP e 970FX da IBM cuja leitura é recomendada. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress