ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

IBM anuncia morte do OS/2 e recomenda Linux Print E-mail
18 Jul 2005 às 15:40, por MacPress

A IBM está tirando as medidas de seu sistema operacional OS/2 para encomendar seu caixão.

A empresa reafirmou sua intenção de encerrar o suporte ao sistema operacional anunciando os planos oficiais para a morte do software.

A IBM não vinha desenvolvendo ativamente o OS/2 por quase uma década, apesar de ter continuamente lançado correções e atualizações nesse período. A empresa formalizou o anúncio das datas do encerramento do suporte ao produto junto com uma longa lista de componentes que deixarão de ser comercializados até dezembro. Suporte limitado para novos sistemas de hardware IBM será mantido até 31 de dezembro, quando a IBM cessará de lançar novos drivers de dispositivos. Um ano depois, em dezembro de 2006, a IBM não mais dará suporte a problemas e removerá de seu site os pacotes de correções, informa Stacy Cowley no Macworld.

Aficcionados pelo OS/2 ainda poderão obter contratos com o IBM Global Services para suporte especializado ao OS/2. No entanto, a IBM recomenda aos usuários que migrem para outro sistema operacional. Refletindo sugestões que começou a fazer há vários anos, a empresa recomenda o Linux como boa alternativa.

O OS/2 foi inicialmente desenvolvido pela IBM em parceria com a Microsoft e por um breve período tirou do Windows o bastão de sistema operacional do futuro. No início dos anos 90, porém, a parceria entre as duas empresas terminou com a saída da Microsoft do desenvolvimento do OS/2, que queria focar sua atenção no Windows. A IBM, por sua vez, nunca foi capaz de angariar mercado para seu OS/2. Mesmo assim, por muitos anos o OS/2 foi o sistema operacional padrão de máquinas automáticas como caixas bancários e outras.

Muitos entusiastas do OS/2 adorariam ver a tecnologia lhes ser entregue. Uma petição assinada por mais de 8 mil visitantes no site OS2World.com requeria que a IBM transformasse o OS/2 em projeto de código aberto tanto quanto legalmente possível.

Um porta-voz da IBM, no entanto, disse que isso é altamente improvável. "A petição recebeu alguma atenção, mas [o OS/2] não se tornará aberto", disse Steve Eisenstadt. "Vários parceiros trabalharam no desenvolvimento do OS/2. Haveria um significativo número de obstáculos legais e técnicos." 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress