ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Download de música via celular domina mercado japonês Print E-mail
15 Ago 2005 às 18:32, por MacPress

Se o mercado japonês de música digital servir de modelo para o resto do mundo, talvez os fãs do iPod tenham motivos para preocupar-se.

De acordo com dados revelados na semana passada, o total de músicas baixadas via telefone celular durante o primeiro semestre de 2005 ultrapassou com ampla vantagem o das que foram baixadas para serem ouvidas em tocadores digitais, informa Martyn Williams para o Macworld.

Todavia, esses resultados não consideram o impacto no mercado musical digital causado pela recente inauguração, no início deste mês, da versão japonesa do iTunes Music Store.

Juntando músicas completas com melodias-campainha, o total de downloads no período foi de 108,9 milhões, gerando receita de US$ 123 milhões até 30 de junho, de acordo com dados da Recording Industry Association of Japan (RIAJ).

Em contraste, no mesmo período o download legal de músicas da Internet para dispositivos como tocadores portáteis totalizou apenas 2,2 milhões.

Tais dados, segundo Williams, significam que os celulares foram os responsáveis por 98% do mercado no critério música e 96% no critério receita no semestre.

O recente lançamento do iTunes Music Store no Japão deve aumentar a parcela de downloads para tocadores portáteis no segundo semestre, crê Williams. O serviço foi lançado em 4 de agosto e, apenas nos primeiros quatro dias de funcionamento, vendeu mais de 1 milhão de músicas.

A expectativa em torno do lançamento conjunto Apple/Motorola do celular capaz de rodar o iTunes deve colocar a Apple em posição de competir também no mercado de música para celulares.

Espera-se, no entanto, que o novo aparelho não seja capaz de competir com o iPod em termos de capacidade de armazenamento, qualidade da reprodução e durabilidade da bateria, especialmente considerando os rumores que dão como certo o lançamento de novas versões do iPod capazes de executar vídeos. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress