ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Napster: "A Apple é uma trapaceira" Print E-mail
23 Ago 2005 às 10:06, por MacPress

O reinado da Apple no mercado de música online desperta sentimentos de amor e ódio. No caso do chefe do concorrente Napster, Brad Duea, surpresa seria se não torcesse o nariz diante da menção dos nomes iTunes e iPod.

Duea é duro nas críticas e acusa o CEO da Apple, Steve Jobs, de "enganar as pessoas para comprar uma armadilha de hardware".

Em entrevista à BBC, Duea sugere que o modelo de negócio musical da Apple transforma o usuário em refém ao não permitir que o iPod toque músicas compradas em serviços concorrentes e não permitir que músicas compradas via iTunes toquem em outros aparelhos.

Duea afirma que a abordagem da Apple significa que o mercado deve ficar dividido em dois -- entre o serviço iTunes, que funciona somente com o iPod, e serviços que usam o formato Windows Media, que são "essencialmente o resto". "O sonho é que o Napster funciona em qualquer PC, em qualquer tocador, em qualquer território e funciona perfeitamente", diz ele.

Numa tentativa de popularizar serviços de assinatura, Duea argumenta que ter a posse de músicas não é o essencial.

"Não acho que o argumento da propriedade seja algo tão maravilhoso. O que você realmente quer como fã de música? É acessá-la e ouvi-la", disse ele.

Em sua entrevista, contudo, Duea comete vários deslizes, começando por ignorar que músicas compradas via iTunes podem ser gravadas em um CD, importadas através de outros softwares que não o iTunes e, subseqüentemente, transferidas para outros tocadores portáteis que não o iPod.

Ao afirmar que "essencialmente o resto" dos usuários usa formato Windows Media, ignora que esse total é hoje de apenas 20%.

O "sonho" do Napster seria crível se fosse tão perfeito quanto o trinômio iTunes, iPod e iTunes Music Store e, a exemplo deles, funcionasse tanto em PC quanto em Macintosh -- cobrindo a vasta maioria dos usuários de computadores e não apenas a pequena fatia de 20% atrelada ao formato Windows Media em PCs/Windows. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress