ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Gravadoras dão resposta à crítica de Jobs Print E-mail
22 Set 2005 às 10:51, por MacPress

Em entrevista coletiva à imprensa européia na abertura da Apple Expo Paris, anteontem, Jobs criticou as gravadoras que o pressionam para elevar os preços das músicas vendidas em sua iTunes Music Store chamando-as de "gananciosas". Um executivo de uma delas deu o troco ontem acusando Jobs de ser "duas caras".

Falando sob condição de anonimato, um executivo de uma gravadora disse ao MTV News que o desejo de Jobs em manter o preço de todas as músicas em US$ 0.99 tem uma explicação muito simples: "Isso o ajuda a vender iPods."

"Quando ele começou o iTunes, quebrou aquela barreira psicológica que os consumidores tinham e fez muita grana com isso, mas parece que ele tem um monopólio e que tornou-se o Wal-Mart da Internet, e ele quer manter o monopólio", critica o executivo anônimo.

Segundo o MTV News, a fonte disse que o comentário de Jobs parece ter tido o intuito de provocar uma reação da indústria da música, que em geral é a favor de preços variáveis, ou seja, preços maiores para lançamentos quentes e menores para artistas menos populares ou material antigo.

"Música é arte, e não mercadoria", teria dito a fonte. "As coisas que são mais relevantes geram mais dinheiro. A idéia de dizer que tudo deve custar 99 centavos é absurda. Preços variáveis são a norma no negócio musical e nos negócios do dia a dia -- mesmo no negócio do iPod."

O MTV News diz que nenhum porta-voz da Apple quis pronunciar-se a respeito, mas outra fonte das gravadoras disse que o desejo de implementar preços variáveis não tem a ver com ganância, e sim com a falta de desejo de Jobs em "adicionar algo mais complexo ao sistema", acrescentando que ganha-se pouco dinheiro vendendo músicas a 99 centavos.

Do ponto de vista do usuário, no entanto, não há dúvidas sobre de que lado ele está. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress