ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Apple precisa abrir o código do Mac OS X, diz John Dvorak Print E-mail
17 Abr 2006 às 19:20, por MacPress

JOHN Dvorak, renomado colunista de informática, vê nuvens formando-se sobre o futuro do Mac OS X e a única forma de dissipá-la, em sua opinião, é tornando-o em um projeto de código aberto, como o Linux.

"Isso tornaria a batalha entre o Mac OS X e o Linux a mais espetacular do cenário da informática. Com todas as atenções voltadas nessa direção, não haveria nada que a Microsoft pudesse fazer para reverter sua sorte", opina Dvorak no PC Magazine.

Dvorak acha que o Boot Camp é um "esquema de marketing-teste cuidadosamente orquestrado" e dividido em três passos:

  1. Interesse do mercado: vai vender mais Macs?
  2. Funcionalidade sem riscos: o Windows funciona no Mac sem suporte da Apple?
  3. Resultados: a reação da comunidade Mac e outras é positiva ou negativa?

Segundo Dvorak, a maior parte da reação positiva parece baseada na enganosa suposição de que ter o Windows no Mac fará com que o Mac OS X pareça comparativamente melhor, levando o usuário a finalmente optar pelo OS X. "Essa é uma conclusão dúbia e perigosa", diz ele.

Em sua opinião, se os testes com o Windows no Mac continuarem como estão, os resultados podem indicar que o usuário de Mac tenderá mais a mudar para o Windows do que se imagina. Ele acha que teste similar deveria ser levado também ao PC, com o Mac OS X rodando num PC comum.

"Se a Microsoft entender que isso é uma ameaça a seu negócio, (...) [ela] pode impedir qualquer aceitação universal do OS X no desktop. Na verdade, acho que, enquanto escrevo isto, a Microsoft tem gente debruçada sobre o trabalho sujo de debulhar o Mac OS X em busca de falhas profundas que possam explorar e divulgar. Não se engane. Faz sentido que façam isso. Assim, uma nuvem está se formando sobre o OS X e seu futuro, a menos que a Apple dê seu passo mais ousado até hoje: tornar o OS X um projeto open source", diz Dvorak.

Dentre os entusiastas da Apple e fãs do Macintosh há quem ache que, desta vez, Dvorak não falou besteira. Eles acham que, se a Microsoft sentir-se ameaçada, começará a fazer um jogo realmente muito, muito sujo, justificando o já corrente apelido de "Mafiasoft". Mas eles vêem também um passo ainda mais ousado que a Apple poderia dar, contra o qual não haveria realmente nada que a Microsoft pudesse fazer a fim de reverter sua sorte: com os muitos bilhões de dólares que tem em caixa, a Apple pode dar-se ao luxo de financiar a distribuição gratuita de máquinas Macintosh em posições estratégicas de mercado onde é forte a penetração de máquinas Dell, HP, Gateway, etc. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress