ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

"O DRM está morto", diz empresário do Pink Floyd Print E-mail
09 Nov 2006 às 16:33, por MacPress

DIGITAL Rights Management (DRM) é o nome dado a qualquer uma das tecnologias de controle de direitos autorais usada por editoras ou detentores de copyright para controlar o acesso e uso de dados digitais, como música, filmes, software, etc. No meio musical há quem ache que, ao invés de proteger seus interesses, essa tecnologia mais atrapalha do que ajuda.

Andrew Orlowski conta no The Register que pouca gente conhece melhor as gravadores e editoras musicais que Peter Jenner, primeiro empresário da banda Pink Floyd e que subseqüentemente empresariou também a carreira solo de Syd Barret, fundador da banda. Jenner também foi empresário de nomes como T.Rex, The Clash, Ian Dury, Disposable Heroes e Billy Bragg, de quem é empresário atualmente. Jenner é ainda secretário geral do International Music Managers Forum.

"As quatro maiores gravadoras hoje estão f*didas", diz Jenner, que justifica dizendo que a política de preços das empresas é sua pedra de tropeço. "As gravadoras deveriam terceirizar tudo, exceto finanças e licenciamento", diz.

Orlowski conta, no entanto, que Jenner está otimista pelo fato de que para todo o resto -- selos independentes, músicos, compositores e empresários -- o futuro é promissor. "As quatro grandes sabem que a era do DRM está no fim e que em dois ou três anos a maioria dos países do mundo terá um esquema de licenciamento que permite a livre troca de músicas a uma pequena taxa mensal", diz Orlowski. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress