ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Noruega decide: tecnologia DRM FairPlay da Apple é ilegal Print E-mail
24 Jan 2007 às 17:57, por MacPress

LEGISLADORES noruegueses decretaram a ilegalidade no país da tecnologia anti-pirataria FairPlay, implementada nas músicas vendidas no serviço online iTunes Music Store, da Apple Inc.

Segundo o OUT-LAW News, a determinação veio logo após a divulgação de notícias segundo as quais grupos de consumidores alemães e franceses aderiram à ação norueguesa contra a Apple.

De acordo com a reportagem, o Conselho do Consumidor Norueguês encaminhou queixa ao governo alegando que a tecnologia DRM FairPlay da Apple atua contra o interesse do consumidor. "O fato de a tecnologia impedir músicas compradas no iTunes de ser reproduzidas em outros tocadores que não o iPod é contra a lei na Noruega", diz o OUT-LAW News reports.

"Não pode ser mais claro que isso: o FairPlay é uma tecnologia de trava ilegal cujo principal propósito é prender o consumidor ao pacote vendido pela Apple, impedindo a 'interoperabilidade'", disse Torgeir Waterhouse, conselheiro-sênior do Conselho do Consumidor. "Para todos os efeitos práticos, isso significa que o iTunes Music Store está tentando matar um dos mais importantes fundamentos do bom funcionamento de uma sociedade digital, a 'interoperabilidade', para aumentar seus próprios lucros".

Segundo a reportagem, o Conselho do Consumidor crê que a Apple tem apenas três opções: licenciar a tecnologia FairPlay às empresas que queiram que músicas do iTunes toquem em seus produtos, desenvolver em conjunto com outras empresas um padrão aberto ou abandonar o gerenciamento de direitos.

A medida norueguesa pode ter o efeito prático de tornar outras tecnologias de gerenciamento de direitos, como a PlaysForSure, da Microsoft, compatíveis com o iPod na Noruega. Além disso, a Apple tem uma quarta opção, não especificada pelo Conselho do Consumidor Norueguês: fechar o serviço no país. Por fim, resta às gravadoras a opção de abandonar a exigência da implementação de tecnologias de gerenciamento de direitos em todas as músicas vendidas em todos os serviços -- principal razão para a existência da FairPlay, PlaysForSure e outras. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress