ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Robô usa Mac mini como cérebro Print E-mail
13 Set 2005 às 14:25, por MacPress

Um grupo de pesquisadores do laboratório de pesquisa de inteligência artificial da Universidade de Oklahoma, EUA, desenvolveu um robô comandado por um Mac mini e que usa como olhos uma câmera iSight.

O robô é uma adaptação de um P3-AT, feito pela ActivMedia. O Mac mini usado no projeto foi emprestado pela Apple.

A escolha pelo Mac mini deveu-se a "seu pequeno tamanho, rede sem fio embutida e capacidades firewire", diz o site do projeto.

Segundo a equipe, o objetivo da experiência é "ver como é controlar um robô usando sensores visuais e auditivos embutidos antes de projetar um agente que desempenhe a mesma tarefa".

A energia ao conjunto é fornecida por uma bateria de 12 volts e 7,2 AH, capaz de alimentar o robô por cerca de 30 minutos.

A tele-operação do robô é feita através da rede sem fio do Mac mini, que roda o software Aria para controlar o conjunto. Um adaptador USB-Serial conecta o Mac mini ao robô e a câmera iSight transmite os dados de áudio e vídeo para o computador de controle.

"A parte azul que parece uma cafeteira é um rastreador de alcance a laser Sick. As rodas foram cobertas com fita adesiva para melhorar o desempenho ao fazer curvas em superfícies com carpete", informa o site.

A experiência com o protótipo só não foi totalmente bem sucedida porque o controle do robô não foi perfeito usando-se uma conexão sem fio com ele. "Uma conexão com cabo Ethernet não teve os mesmos problemas", dizem. "Uma vez que queremos colocar o robô no controle de suas próprias ações, isso não deveria ser problema". 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress