ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Unidades do servidor Xserve RAID funcionam no frio do Pólo Sul Print E-mail
22 Jan 2007 às 18:27, por MacPress

A Universidade do Wisconsin, nos EUA, mantém uma base de pesquisas no Pólo Sul que utiliza duas unidades do servidor Xserve RAID, da Apple Inc., para pesquisas científicas que funcionam em ambiente de extremo frio.


IceCube Neutrino Observatory (foto: TUAW)

Escrevendo para o TUAW, Michael Rose lembra que empresas e centros de pesquisa costumam manter salas de servidores como ambientes bastante frios, dotados de potentes sistemas de refrigeração funcionando ao máximo. Todavia, segundo ele, refrigeração não é problema na base de pesquisas da universidade americana, localizada a 90º de latitude Sul, local também conhecido como Pólo Sul.

"O projeto 'Astronomia Extrema', que usa milhas cúbicas do gelo antártico como reservatório de água pura no qual possíveis colisões de neutrinos podem ser observadas e analisadas com toda a massa da Terra filtrando raios cósmicos e outras partículas, vai gerar imensas quantidades de dados quando estiver totalmente funcional. Um dos RAIDs será usado para armazenamento desses dados, enquanto o outro como backup", diz Rose.

Rose diz também que a Apple deu grande impulso ao uso dos modelos de servidores Xserve e Xserve RAID pela comunidade científica. Os esforços de promoção desses produtos da Apple concentraram-se nas áreas de genômica e bioquímica, dentre outras.

"É interessante ver projetos astronômicos comprando soluções de armazenamento Apple para adicionar ao arsenal", comenta Rose.

Mais sobre hardware e software Apple em uso na ciência pode ser visto nesta página do site da empresa. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress