ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Margem de lucro da Apple com iPod nano é grande, diz iSuppli Print E-mail
23 Set 2005 às 13:28, por MacPress

A firma de pesquisas iSuppli decidiu investigar o quanto a Apple lucra na venda de cada unidade do recém-lançado e tão comentado iPod nano. A conclusão foi que o nano não só mantém a reputação de inovadora da empresa, mas mantém também seus lucros em patamares bem salutares.

Segundo Arik Hesseldahl, do BusinessWeek, a iSuppli comprou um iPod nano de 2 GB por US$ 199 e o desmontou peça por peça.

"Ele custa à Apple US$ 90.18 em material e US$ 8 em montagem, deixando uma margem de lucro antes da comercialização e distribuição de cerca de 50%", informa Hesseldahl. "Isso é consistente com as margens de versões anteriores do iPod e serve como lembrete da máquina de lucro em que a família de produtos iPod tornou-se para a Apple desde o lançamento em 2001."

As margens de outros produtos Apple tendem a ser mais magras, diz Hesseldahl. Investigação semelhante feita pela iSuppli com o Mac mini descobriu que, entre material e montagem, a Apple gasta US$ 283, deixando-lhe uma margem de lucro de 44% antes da comercialização e distribuição.

Tim Bajarin, analista da Creative Strategies, diz no artigo de Hesseldahl que, historicamente, o CEO da Apple, Steve Jobs, não aceita nada menor que 20% como lucro bruto em nenhum produto. "Nos raros casos em que o lucro bruto caiu abaixo disso, foi uma casualidade", diz.

A análise do iSuppli também revela que, na dança dos fornecedores, a Cypress Semi, que agora produz os componentes que formam a base da roda de controle do iPod, levou a melhor sobre a Synaptics, especializada na tecnologia de sensibilidade ao toque usada nos modelos anteriores.

Já a PortalPlayer, fornecedora de longa data que havia perdido a concorrência para fornecimento de chips de áudio para o iPod shuffle (que usa chips SigmaTel), não perdeu a oportunidade com o iPod nano.

O iSuppli nota ainda que a negociação da Apple com a Samsung para o fornecimento de memória flash em condições altamente favoráveis à empresa de Steve Jobs coloca a concorrência em perigo. Segundo notícias, a Apple comprometeu-se a comprar 40% de toda produção de memória flash da empresa sul-coreana com grande desconto.

Na prática, outras empresas produtoras de tocadores baseados em memória flash não só terão que pagar mais pelo fornecimento como podem enfrentar o risco de desabastecimento.

Chris Crotty, analista do iSuppli, questiona: "Como você pode competir se não consegue a memória de que precisa? E, mesmo se conseguir, não será capaz de obter o volume necessário para negociar um preço melhor." 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress