ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Marketing da Apple: "tem alguém muito crânio nessa companhia", diz leitor Print E-mail
20 Out 2005 às 17:38, por MacPress

"Bicalho", assinante do MP.Forum, é um que faz coro junto aos admiradores das estratégias de marketing da Apple responsáveis por mantê-la constantemente sob os holofotes do público e da mídia.

"Na boa. Quem acompanha o setor de tecnologia e a Apple já deve ter notado: tem alguém muito crânio nessa companhia. Alguém que poderia dar aulas de Marketing para Kottler e Theodore Levy de olhos vendados e dando 3 gols de vantagem", diz ele.

Bicalho concorda que Steve Jobs, CEO da Apple, transformou a empresa após seu retorno na década de 90. "Com a volta do Steve Jobs e o lançamento de um produto killer (iMac Bondie Blue) a Apple começou a revolucionar o Marketing estratégico. Até nos erros ela deu aula (Mac Cube) e aprendeu a lição", opina.

Ele acha que a criação do binômio iPod/iTunes marcou indelevelmente a história da empresa e explica como a Apple consegue vencer o desafio de perpetuar um produto no tempo: "Eles agregam valor homeopaticamente, à medida em que as tecnologias e a produção de componentes mais poderosos ganham mercado e produção."

Bicalho oferece uma interessante teoria para explicar porque a Apple consegue ser bem sucedida em áreas onde os rivais não deslancham, como no caso do vídeo portátil, e fala da precipitação da concorrente Creative: "A Creative não quis saber, fez como todo mundo e lançou um MP3 Player com video e o usuário que se virasse para descobrir como brincar com o aparelho. (...) Aí vem Jobs e fala: 'Disney? Eu conheço esses caras!' E lança o iPod video com as 2 séries de maior sucesso da TV americana, quem sabe mundial: Lost e Desperate House Wives. BUUUMMMM! Bomba na Creative. 'Porque lançamos produtos sem valor agregado?' indaga-se o CEO da Creative. 'Você não é o Steve Jobs', responde um engenheiro de produto, já meio p(...)".

Ele encerra sua despretenciosa resenha fazendo um comentário profético sobre a guerra dos sistemas operacionais entre Apple e Microsoft: "A Apple só está começando a botar as mangas de fora. O que virá por aí?"

A mensagem completa de Bicalho e os comentários de outros participantes do MP.Forum podem ser vistos aqui.  
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress