ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Apple ataca Windows Vista com campanha de marketing, Gates reage Print E-mail
02 Fev 2007 às 17:08, por MacPress

"POR quê fazer o upgrade para o Vista se você pode atualizar além dele?" é a mais nova provocação da Apple Inc. contra a Microsoft e seu recém-lançado sistema operacional Windows Vista. A provocação parece ter incomodado Bill Gates, presidente da Microsoft.

"Por quase um ano, as audiências de internet e televisão, sobretudo nos Estados Unidos, têm visto anúncios da Apple atacando computadores baseados no Windows. Com o lançamento do Vista no início da semana, os ataques subiram mais um degrau", escreve May Wong para a agência The Associated Press.

A campanha Get a Mac, da Apple, vem mostrando dois personagens interpretando PC e Mac, respectivamente, na qual o PC sempre parece meio bobo e atrasado enquanto o Mac é mostrado como avançado e seguro de si.

"Em seu próprio website, a Apple Inc. instrui os visitantes que comprem um Mac, dizendo: 'Por que atualizar com o Vista se você pode atualizar além dele?'", diz Wong.

Wong observa que, apesar dos aparentes avanços em relação ao Windows XP que veio substituir, o Windows Vista freqüentemente é "acusado" de incorporar características "inovadoras" que há anos já existem no sistema operacional do Macintosh.

"A empresa tem repetidamente instruído a Microsoft a 'ligar suas fotocopiadoras'. A empresa criada por Bill Gates, por sua vez, prefere não oferecer respostas às investidas publicitárias da concorrente", diz Wong.

Wong diz ainda que não está claro se a campanha e os ataques terão efeito nas vendas de Macs, mas analistas dizem que eles cumpriram o papel de aumentar a notoriedade da Apple -- fato que também foi imensamente ajudado pela popularidade do iPod.

Ao contrário do que disse Wong, contudo, Bill Gates, presidente da Microsoft, parece ter sentido a alfinetada da Apple e, fugindo de seu tradicional estilo boa praça, resolveu dar o troco numa entrevista ao repórter Steven Levy, da revista Newsweek, conforme trechos citados a seguir.

Levy: "Você também falou a respeito da maior segurança do Vista."

Gates: "Sim, apesar de segurança ser um [conceito complicado]. Você [se refere] ao fato de que já ter havido algumas atualizações de segurança para o Windows Vista. É exatamente assim que deve ser. Quando alguém vem a nós [após descobrir uma vulnerabilidade], a corrigimos antes que seja explorada. Está totalmente de acordo com o plano e é por isso que temos todo o esquema Windows Update. Dificultamos muito o trabalho dos hackers. O número [de violações] será muito menor porque temos tomado medidas drásticas [para melhorar a segurança] no código-base. A Apple não fez nenhuma dessas coisas."

Levy: "Você se sente incomodado com o comercial da Apple no qual John Hodgman é o PC e tem que ser submetido a uma cirurgia para receber o Vista?"

Gates: "Nunca vi esse comercial. Acho que 90% da [população] que usa PCs/Windows não se acha idiota ou o tipo de bobo que alguém está tentando dizer que são."

Levy: "E sobre a insinuação de que precisa-se de cirurgia para fazer o upgrade?"

Gates: "Bem, certamente fizemos um trabalho melhor em permitir ao usuário fazer o upgrade de hardware do que tem feito nossa concorrência. Você pode escolher comprar uma máquina nova ou pode escolher fazer um upgrade. Não sei porque [a Apple está] agindo como se fosse superior. Não entendo isso. O que estão tentando dizer? Será que a honestidade conta nessas coisas, ou, se você realmente é bacana, significa que tem que tornar-se um mentiroso? Não há a menor sombra de verdade nisso."

Levy: "Em muitas das resenhas sobre o Vista, mesmo nas positivas, as pessoas notam que alguns dos recursos do Vista já fazem parte do Mac OS X."

Gates: "Você pode pesquisar para ver quem apresentou qualquer dessas coisas primeiro, caso se importe com os fatos. Se você só quer dizer 'Steve Jobs inventou o mundo, o resto veio depois', OK. Caso esteja interessado, Jim Allchin [chefe de desenvolvimento do Vista] se sentiria feliz em contar-lhe qual é a verdade, recurso por recurso. Quero dizer, é fascinante, talvez não devêssemos ter mostrado publicamente o que estávamos fazendo porque sabíamos o quanto a nova base de segurança nos custaria até que ficasse pronta. Atualmente, os caras envolvidos com segurança quebram o Mac dia após dia. A cada dia eles aparecem com uma vulnerabilidade, sua máquina pode ser totalmente dominada remotamente. Desafio qualquer um a fazer isso em um PC/Windows uma vez por mês. Então, sim, custou-nos mais tempo. Sejamos realistas, quem inventou os menus Arquivo, Editar, Visualizar, Ajuda? Você quer voltar ao Mac original e pensar sobre de onde vieram esses conceitos da interface?" 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress