ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Campanha "Get a Mac" da Apple é eleita melhor de 2006 por revista de marketing Print E-mail
06 Fev 2007 às 16:39, por MacPress

A revista AdWeek publicou em sua edição online reportagem sobre a campanha Get a Mac, da Apple Inc., elegendo-a como a melhor de 2006 ao apresentar a dupla PC e Mac como uma "cordial e competitiva provocação que entretém enquanto literalmente brinca com o que a Apple alega serem deficiências nos PCs".

Escrevendo para a AdWeek, Joan Voight diz que, baseado na clareza da idéia, na inspiração do elenco e na execução consistente do projeto, a série de comerciais da campanha Get a Mac foi eleita a melhor de 2006.

"Ambos os personagens foram concebidos para serem plausíveis. Queríamos trazer verdade, honestidade e respeito ao diálogo com o mundo PC", diz James Vincent, presidente da TBWA\Media Arts Lab, agência de propaganda contratada pela Apple responsável pela produção da campanha, no artigo de Voight.

Segundo Voight, Allison Johnson, vice-presidente mundial de marketing da Apple, disse que foi fácil vender a idéia aos executivos da empresa, que rapidamente captaram o apelo humano do conjunto.

"Se os caras errados estivessem lá, o resultado poderia ter sido dolorosamente tolo, mas o elenco é fantástico", disse Jamie Barrett, da agência Goodby, Silverstein & Partners, de São Francisco, EUA, que é fã da campanha da Apple. "Mesmo visualmente os dois caras fizeram tudo certo. Desligue o som e o cara de terno ainda parece a personificação de um PC e o outro a perfeita encarnação da Apple".

"O projeto da campanha é limpo, inteligente e simples, não glamuroso", acrescenta Todd Riddle, da agência Fallon, de Minneapolis, EUA. "Ela faz um paralelo com o projeto do Mac. A aparência dos dois personagens é uma ótima amostra das diferenças entre as marcas".

De acordo com Voight, o vice-presidente Johson, da Apple, disse que, das peças publicitárias da campanha, a que teve maior repercussão com o consumidor foi a intitulada "Virus" (assista abaixo), na qual o PC pega uma gripe e trava, enquanto o Mac permanece simpático e saudável.

Já no filme "Restarting" ("Reiniciando"), o PC trava e obriga o Mac a sair do filme para buscar assistência para o PC -- "não sem entreter o telespectador contemplando o concorrente congelado", observa Voight (veja abaixo).

"Os comerciais também parecem estar ajudando nas vendas", relata Voight. "Nos últimos três meses de 2006 as vendas de Macs cresceram três vezes mais rápído que as de PCs, comparado ao mesmo período de 2005, disse um representante da Apple. Tim Bajarin, presidente da Creative Strategies em Campbell, Califórnia, EUA, disse que a abordagem da comparação parece estar funcionando, com metade dos Macs novos sendo vendidos a quem nunca tinha sido usuário de Mac e com a participação da Apple no mercado crescendo consistentemente, de 3% há três anos para 5% em 2007."

Voight acha que ainda haverá muito sobre o que PC e Mac poderão conversar em futuros filmes da campanha à medida que o mercado continuar esquentando. "Espera-se que a campanha continue este ano, já que a rival Microsoft promove seu novo Windows Vista", diz.

A Apple lançou ontem mais um filme da campanha, no qual satiriza os recursos de segurança do Windows Vista, da rival Microsoft. Os 18 filmes (até o momento) da campanha Get a Mac podem ser assistidos nesta página do site da Apple. A versão britância pode ser vista aqui e a japonesa, aqui
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress