ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

MP.Xtream: Luz, Macs... Ação! Print E-mail
18 Jul 2004 às 20:05, por

Comemorando um ano de operação, o MacPress lança o MP.Xtream. O MP.Xtream é uma plataforma de comunidade multimídia completa, projetada para os usuários do MacPress mostrarem todo o seu potencial criativo nas áreas de música, vídeo e animações. Partindo da velha máxima que diz que o usuário de Macintosh é mais criativo que os outros, o MP.Xtream já é sucesso de bilheteria.

MP.Xtream: Luz, Macs... Ação!Com o MP.Xtream, os usuários do MacPress poderão enviar e ouvir músicas criadas com o GarageBand e o SoundTrack, ambos da Apple, e de toda a infinidade de produtos para produção musical disponível no mercado para Macintosh, como o Reason, da Propellerheads, e o Pro Tools, da DigiDesign. Este nível de compatibilidade é garantido através do suporte aos formatos de arquivo MP3, AAC (extensão ".m4a") e aos famosos MIDI (extensão ".mid").

Mas o principal atrativo do MP.Xtream é o suporte ao vídeo. Seja para o cineasta de fim de semana ou para o produtor de vídeo profissional, o MP.Xtream é o vitrine perfeito para a criação em movimento. Com suporte ao formato padrão da plataforma Apple, o QuickTime e seus arquivos com extensão ".mov", o MP.Xtream é capaz de reproduzir vídeos compactados em qualquer codec (codificador/decodificador) de vídeo que acompanhe o QuickTime, tanto na versão gratuita inclusa no Mac OS X, quanto na versão paga e profissional, incluíndo o novíssimo formato MPEG-4.

Incrivelmente fácil de usar, o MP.Xtream suporta também animações em Flash. Os ilustradores e animadores possuem agora um canivete suíço para apresentar suas criações a uma legião de usuários ávidos por animações, desenhos e histórias em Flash.

Por necessitar apenas do QuickTime e de um navegador para funcionar, o MP.Xtream é 100% compatível com a plataforma Windows. Os usuários de PCs com Windows NT ou superior* poderão assistir e ouvir todo o conteúdo do MP.Xtream.

"A tecnologia envolvida no MP.Xtream, que diga-se de passagem, não é pouca, passa a ser apenas o pano de fundo para um movimento muito maior. O benefício principal de uma ferramenta como esta é a real integração em torno daquilo que diferencia a plataforma Macintosh e seus usuários: a criatividade", esclarece Deny Dias, diretor de produto do MacPress e coordenador do projeto de desenvolvimento do MP.Xtream.

Um outro aspecto importante é a inovação do que se entende como conteúdo. Felipe Cichini, editor chefe do MacPress, afirma que "o MP.Xtream expande todas as possibilidades em termos editoriais. Imagine um usuário que publica um vídeo de um produto absolutamente novo no mercado nacional. Ao associar este conteúdo a uma notícia, toda a comunidade passa a ter uma experiência muito mais viva de todos os aspectos daquele produto. Este é o verdadeiro sentido do termo 'multimídia'".

Saiba mais...
- Dúvidas (e respostas) Frequentes
- Acordo de Termos de Serviço MacPress
Do ponto de vista da exclusividade, o MP.XTream também é um tiro certeiro. "Os esforços tecnológicos e intelectuais mobilizados para criar o MP.Xtream foram muito grandes. Até onde temos conhecimento, não há precedentes de projeto pelo menos similar ao MP.Xtream em outro site especializado na plataforma Macintosh no mundo. O MacPress posiciona-se, desta forma, como pioneiro no desenvolvimento tecnológico de um produto para a web que, da nossa perspectiva, deve ser natural daqui em diante, principalmente se for levado em conta que estamos tratando da plataforma Macintosh", pondera Alexandre Soares, diretor de tecnologia do MacPress.

A Vitrine do Hub Digital

Procurando por um produto que fosse realmente útil a todos os seus usuários e que agregasse valor às propriedades do site para ser lançado durante as comemorações de seu aniversário, a equipe do MacPress passou alguns meses pensando: "que tipo de ferramenta de comunidade poderia demostrar todo o potencial da nossa comunidade? Qual aplicação realmente nos destaca como 'usuários Mac'?". Foi quando veio um "clique". Lembraram-se de Steve Jobs, CEO da Apple, apresentando o iMac: "O iMac será o seu Hub Digital".

Por Hub Digital ele quis dizer que o iMac seria o computador de mesa que concentraria todo o seu potencial criativo, seja para os negócios, seja para as artes. Tudo que você fosse capaz de criar, coloque no Mac. Pronto, o conceito para a nova ferramenta estava formulado: A Vitrine do Hub Digital - claro, muito além do iMac.

O problema agora era prático: como fazer? "Quando não tem, nós inventamos", brinca Dias, perguntado sobre as dificuldades do desenvolvimento do MP.Xtream Extension, o módulo de expansão que permite que o MP.Xtream exista e que é acoplado ao sistema principal das ferramentas de comunidade do MacPress. "A parte mais burocrática e chata de fazer estava pronta, graças à base do sistema e aos paradigmas de organização da informação utilizados no phpBB, o sistema motriz das ferramentas de comunidade do MacPress. O que nós fizemos foi incluir o suporte a um novo tocador multimídia e a novos formatos, além de diversas rotinas que permitem que tudo aconteça nos bastidores", completa.

Soares lembra ainda que, por se tratar de desenvolvimento sobre software licenciado pela GNU GPL, a liçenca padrão do mundo do Software Livre, todo o código do MP.Xtream Extension será também automaticamente regido pela GPL. "É tradição do MacPress colaborar massivamente com os projetos de Software Livre, tanto na cobertura editorial quanto com o desenvolvimento das ferramentas utilizadas. É a nossa forma de dizer 'muito obrigado' a todos os desenvolvedores que nos ajudaram anonimamente a criar o site de maior sucesso da plataforma Macintosh no Brasil", comemora.

Mundo do Macintosh, uni-vos!

Confiante no alcance mundial de sua plataforma de comunidade multimídia, o MP.Xtream, o MacPress apresenta ainda um fórum dedicado exclusivamente aos usuários estrangeiros. Batizado de "World Transit", a nova seção do MP.Fórum é a primeira iniciativa do gênero em um site brasileiro especializado na plataforma Macintosh. "Ao longo desses primeiros doze meses de vida, nossos relatórios de visitação registraram muitos acessos do exterior. Nada mais justo do que dedicar um espaço a estes usuários e promover a integração dos usuários brasileiros, plenos em capacidade e conhecimento, com outros ao redor do mundo", declara Dias. Além do novo fórum, todo o sistema de comunidades do MacPress foi preparado para detectar automaticamente o idioma preferido do usuário e, caso não seja detectado, facilitar a rápida modificação do idioma, disponível em português e inglês, através de um menu em posição de destaque na página inicial do MP.Fórum.

*Necessária a instalação do QuickTime para Windows. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress