ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

EDITORIAL: Um ano do MacPress Print E-mail
20 Jul 2004 às 17:00, por Deny Dias

Nossa! Primeiro ano de vida! O MacPress, completa hoje seu primeiro ano de vida. E eu, Deny Dias, Felipe Cichini e Alexandre Soares, estamos muito felizes. Tanto que não temos palavras para expressá-la, mas vou tentar.

Como muitos de você sabem, o MacPress surgiu de uma iniciativa muito menos pretensiosa, então chamada de MacCerrado. A intenção do MacCerrado era ser um ponto de encontro da comunidade de usuários da plataforma Macintosh da região Centro-Oeste. O projeto ficou conhecido e, um certo dia, fomos convidados pelo Cláudio Eduardo, então sócio do ex-MacMagazine, para fazer parte de um projeto deles, que visava levar o modelo do MacCerrado para outras regiões.

Porém, nos finalmentes deste processo, aconteceu o imponderável. Infelizmente, o MacMagazine teve problemas com seu banco de dados e, dias de tensão depois, foi anunciado o seu fim. Claro, ficamos muito chateados. Primeiro porque éramos todos usuários do site e gostavamos muito do mesmo. Segundo porque nosso MacCerrado havia perdido uma oportunidade ímpar de ir além. Mas, logo em seguida ao anúncio, houve uma mudança radical em nossos planos e a oportunidade que o já declarado fim do MacMagazine abriu era mais única ainda. Poderiamos transformar o MacCerrado num veículo muito mais abrangente.

Lembro-me como se fosse hoje: estavam o Danniel Pizzato, o Waldemar Osmala, o Felipe Cichini e eu (que ao lado do lendário Stefan Wieckzorek, o Joe Pineapples, eram a primeira formação do MacPress), sentados à beira do Lago Paranoá, em Brasília, quando decidimos que o MacCerrado se transformaria em MacPress, um site de notícias e comunidade, exatamente nos mesmos moldes do MacMagazine, para, inicialmente e em função do tempo, cobrir a lacuna deixada pelo fim deste e, ao longo do tempo, tornar-se um referencial para a comunidade Macintosh brasileira. Claro que esta segunda parte era o sonho, mas a primeira, nos colocamos a fazer de bate pronto.

E assim, dezenas de horas e noites viradas depois, no dia 20 de julho de 2003, exatamente as 17:00, a mesma hora em que, um ano depois, publico este artigo, o MacPress veio oficialmente ao mundo.

Desde este 20 de julho de 2003, o MacPress teve sempre uma única coisa em mente: oferecer à comunidade de usuários da plataforma Macintosh brasileira o melhor conteúdo e o melhor serviço. Nunca soubemos se conseguiríamos, mas sempre tentamos com muito afinco. Até hoje, foram 365 dias onde zilhões de sites foram visitados, centenas de ligações foram feitas, incontáveis e-mails foram trocados, alguns milhares de quilômetros foram percorridos por seus diretores, houve momentos de tensão, de decepção, de tesão, de erros, correções, aprendizado, acertos, e, sobretudo, de motivação. Tudo isso para criar vínculos com fontes e parceiros que nos deram a oportunidade de levar até a comunidade as matérias mais marcantes, densas, coesas e, acima de tudo, transparentes. Exatamente o que tínhamos em mente quando decidimos pelo MacPress.

Nesse primeiro ano, o MacPress deixou de ser apenas mais um site de notícias e comunidade. No início, muitos irão concordar comigo, o MacPress era feinho, compridinho e havia muito espaço desperdiçado. Enfim, apesar das boas intenções, era "amador" demais. Entretanto, um fato foi determinante para que tudo mudasse: a parceria com o UOL. Neste dia, em 1º de dezembro de 2003, o MacPress deixou de ser "amador" e tornou-se realmente um veículo. A partir daquela data, além de oferecer a seus usuários o compromisso com a informação, o MacPress precisava, além de cumprir um contrato, atingir o mesmo nível dos veículos atrelados ao UOL, todos plenos de qualidade editorial e serviços de primeiríssima linha. Ou o MacPress melhorava, ou melhorava.

Humildemente, não me vejo na posição de julgar se melhoramos ou não. Mas posso afirmar que os esforços têm sido desmedidos nesse sentido. O que me cabe constatar são os sinais de que talvez tenhamos melhorado sim. Saímos de uma média de 247 visitantes diários em agosto de 2003 para 1.888 visitas únicas em abril deste ano. Neste primeiro ano de operações, recebemos mais de 3 milhões de pageviews, gerados por mais de 170 mil visitantes. Mas, muito além do que frios números, o carinho expressado por nossos usuários, na forma de elogios e até mesmo críticas para lá de construtivas, nos dão a impressão de que, com toda probabilidade, estamos no caminho certo.

Hoje, o MacPress é, em todos os sentido, muito mais que um site. O MacPress é uma casa de amigos, de diversão, de cultura, de informação, de debates. Ficamos orgulhosos em servir como ponto de referência de uma comunidade tão genial quanto a dos usuários de Macintosh. Esta data, além de marcar nosso primeiro aniversário, serve como uma excelente oportunidade para renovarmos nosso compromisso com você, nosso estimado leitor e usuário. Esperamos, por muitos anos, continuar merecendo o seu apreço, seu relacionamento, seus cliques e seu consentimento para que o MacPress continue a ser a referêcia da comunidade de usuários da plataforma Macintosh brasileira. Muito obrigado e vida longa ao MacPress!

Só mais uma coisa: gostaria de agradecer a todos, nominalmente, que ajudaram de alguma forma a fazer do MacPress o que ele é hoje. No entanto, dada a limitação do espaço e às invevitáveis e injustas falhas da memória, prefiro não mencionar nomes. Em nome de todos os diretores do MacPress, nosso muito obrigado àqueles que colaboraram ou colaboram com o MacPress. Vocês certamente saberão quem são. ;) 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress