ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Efeito MacTel: 60 mil acessam MacPress Print E-mail
12 Set 2005 às 00:15, por Deny Dias

O MacPress, maior site latino-americano especializado na plataforma Macintosh, encerra agosto com a maior audiência de sua história. Foram 59.794 visitantes únicos. O desempenho é influenciado pelo aumento do interesse dos usuários de Windows, que buscam no MacPress informações sobre a plataforma Mac.

Com pouco mais de dois anos de existência, o MacPress firma-se como o líder no segmento Macintosh no Brasil. Em agosto de 2005, a audiência do site superou em mais de 11 mil usuários, ou 24,31%, o recorde anterior, obtido em junho de 2005, quando pouco mais de 48 mil internautas vieram ao MacPress em busca de conhecimento, das discussões de alto nível do MP.Fórum e do conteúdo multimídia do MP.Álbum e do MP.Xtream. A média de visitantes únicos por dia em agosto foi de 1.928.

Mas a real dimensão do crescimento e domínio do MacPress em seu segmento pode ser obtida comparando o índice de audiência de agosto último com o mesmo mês de 2004 e 2003.

Em agosto de 2004, o MacPress obteve 20.052 visitantes. Já no mesmo período de 2003, quando o site completava seu primeiro mês em operação, foram registradas 7.663 visitas. Em relação a 2004, crescimento de 198,19%. Em apenas dois anos de funcionamento, a audiência cresceu estonteantes 680,29%.

Windows Acessam Mais

A audiência do MacPress em agosto de 2005 comprovou a expectativa criada em junho, quando Steve Jobs, CEO da Apple, anunciou a migração da plataforma Macintosh para os processadores Intel. Desde o anúncio, esperava-se um maior interesse dos usuários de PC/Windows pela plataforma Macintosh. Foi exatamente este o indicador aferido em agosto.

Pela primeira vez na história do MacPress, o número de internautas com Windows superou os de Macintosh. Somados, os usuários com sistemas Windows XP, Windows 2000 e 98 representaram em agosto 45,02% do total de acessos. Já os usuários de Macintosh compuseram 34,11% da audiência do site.

Comparando o índice que mede os acessos por plataforma de agosto ao obtido em julho de 2005, pode-se observar que a audiência do MacPress dentre usuários da plataforma Windows cresceu 25,56%, enquanto a de Macs recuou 11,22%.

Mas estes dados não podem ser interpretados como um redução da preferência dos usuários de Macs pelo MacPress. Seu público-alvo, que ao longo dos anos tiveram sua fidelidade conquistada pelo MacPress, continua acessando e preferindo o site.

Uma das análises possíveis para o cenário da audiência de agosto de 2005 é que os internautas com Windows estão despertando o interesse pela plataforma Mac e vêem no MacPress a melhor referência para uma futura transição. Desta forma, os números da base instalada de computadores com Windows no Brasil começam a se refletir na audiência do MacPress.

Em termos globais, o mercado da plataforma Windows é muito maior que o da plataforma Macintosh. Números apontam mais de 90% do mercado de PCs com Windows, enquanto a plataforma Mac esbarra nos 3%.

Este número tende a aumentar. Os usuários de PCs tradicionais - quer com processadores Intel, quer com AMD - já conseguiram instalar e executar o Mac OS X para a plataforma X86 da Intel com excelente performance. E toda a evolução dos usuários brasileiros neste campo foi registrada no MP.Fórum, em um tópico que é o oitavo lugar em audiência do espaço, com quase 7.500 exibições até o momento. O tópico onde os usuários comentam o anúncio oficial da parceria Apple e Intel é o campeão de audiência de todos os tempos do MP.Fórum, com mais de 17 mil exibições.

Bom de Conteúdo e Mercado

Os números da audiência no último mês mostram ainda uma excelente relação entre conteúdo e serviços no MacPress. As notícias do site foram responsáveis por 58,42% da audiência, enquanto 39,81% visitaram as ferramentas de comunidade, formadas pelo MP.Fórum, MP.Álbum e MP.Xtream.

No mesmo período, os visitantes do MacPress permaneceram, na média diária, 28,2 minutos navegando pelo site. Este índice, mais que o dobro dos 12,7 minutos da média brasileira, demonstra a aderência do conteúdo e dos serviços disponíveis no MacPress ao gosto do usuário. Para os anunciantes, este número se traduz em retorno das campanhas veiculadas no MacPress.

Em agosto, o MacPress obteve nada menos que 707.168 pageviews. Tantas páginas abertas por seus leitores geraram nos servidores do site impressionantes 11,3 GB de tráfego. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress