ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Rumor: Apple prepara versão para Windows do navegador Safari Print E-mail
15 Jan 2007 às 15:00, por MacPress

A Apple Inc. pode estar portando seu ambiente de programação Cocoa para a plataforma Windows, o que permitiria ao WebKit, motor do navegador Safari, rodar nativamente no Windows.

Scott Gilbertson escreve no blog da revista Wired que rumores nesse sentido circulam já há algum tempo e que, na opinião da Fundação Mozilla, um Safari para Windows é uma possibilidade.

Gilbertson nota que, inclusa na descrição do desenvolvimento do navegador Firefox 3, da Fundação Mozilla, sob o tópico "Observations & Assumptions" encontra-se a seguinte nota: "O WebKit pode ser portado para Windows".

Ele também acha que, após o anúncio do iPhone, a possiblidade de um WebKit para Windows parece fazer sentido. "Algumas pessoas acham que a Apple faria melhor não portando seu software para Windows e mantendo a 'experiência do Mac' exclusiva de sua própria plataforma, mas à medida que a Apple torna-se menos uma empresa de computadores e mais uma fabricante de aparelhos faz mais sentido ir pelo caminho da interoperabilidade."

Outro argumento que pesa em favor de um Safari para Windows, senão o que mais pesa, é o próprio iPhone, diz ele. "A Apple precisará portar alguns aspectos do Cocoa para fazer com que o iPhone funcione bem no Windows. Se isso inclui ou não o WebKit é incerto, mas dado que o iPhone é bastante calcado em widgets o WebKit parece ser um bom lugar para começar."

Gilbertson conclui dizendo que o futuro parece apontar na direção do código aberto e do agnosticismo em relação à plataforma, e não para a dependência do sistema operacional. "Como diz um dos tópicos mais populares da Wired: 'É muito mais importante capturar idéias abertas pela divulgação de sua visão do que guardá-las para si enquanto tenta derrotar seus rivais'. Será que a Apple abraçará essa tendência e trará mais software para a plataforma Windows?" 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress