ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Segurança: o principal (mas não único) atrativo do Macintosh Print E-mail
26 Set 2005 às 16:05, por MacPress

"Há apenas alguns anos, o Apple Macintosh parecia morto na água. Com uma minúscula participação no mercado, problemas envolvendo compatibilidade com outros computadores e um kit extremamente caro, a empresa era mantida viva por um pequeno mas devotado exército de admiradores. Mas ao enfatizar seus belamente projetados computadores e o fenomenalmente bem-sucedido tocador musical iPod, ela virou a esquina e começou a ganhar novos fãs. Mais importante, os preços da Apple agora estão ao alcance de todos", escreve Anthony Dhanendran para o Computeract!ve.

Em um longo artigo o site explora as entranhas do Macintosh, "olhando como e por quê ele difere dos computadores baseados em Windows e explicando o que você pode fazer num Mac que não pode num PC e vice-versa."

O autor nota que os Macs são muito mais seguros que os PCs no quesito vírus, spyware e outras ameaças de segurança. "Sim, o Mac é mais seguro no geral, com menos buracos de segurança descobertos, mas isso não significa que ele está totalmente livre de ataques. Enquanto como usuário de Mac você não estará suscetível a virus e spyware feitos para apanhar usuários de PC, ainda há ameaças", diz Dhanendran.

Ele também diz que, por causa do modo como o sistema operacional Mac OS funciona, o núcleo do sistema está mais protegido dos vírus que sob o Windows.

"É justo dizer que, por agora, os Macs são mais seguros que os PCs, mas isso pode mudar quando os criadores de virus e hackers começarem a interessar-se [pela plataforma]", conclui Dhanendran.

Há de se considerar, contudo, que, desde que foi lançado ao público em setembro de 2000 -- há exatos 5 anos, portanto --, período em que, segundo a Apple, seu sistema angariou cerca de 16 milhões de usuários em todo o mundo, o Mac OS X não teve nenhum caso de virus. Comparativamente, a versão beta do Windows Vista foi distribuída para cerca de 10 mil testadores, de acordo com o CNet, e quase imediatamente pelo menos um novo virus já surgiu para o novo sistema -- provando, portanto, ser falso o mito da "segurança pela obscuridade" usado por Dhanendran para justificar a tranqüilidade do usuário de Macintosh. 
Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress