ctrl+h [alt+h]ctrl+a [alt+a]ctrl+f [alt+f]ctrl+m [alt+m]ctrl+x [alt+x]ctrl+t [alt+t]
Site Web
Mac-e-Dúvida
Na "hora do show", qual produto se destacou?
iPod
iTunes
iTV
Filmes na iTMS
iPeroba
MP.Parcerias
Seja Atípico
Seja Atípico
MP.Giro
Atualizado em:
19/12/2007 10:35:17

Informação na Velocidade da Maçã Quinta, 27 de novembro de 2008

Steve Jobs critica sindicalismo docente americano: possível lição para o Brasil Print E-mail
21 Fev 2007 às 13:05, por MacPress

EM uma conferência sobre reforma educacional nos EUA, ocorrida na última sexta-feira (16/2) em Austin, Texas, o diretor-presidente da Apple Inc., Steve Jobs, disse que, por mais que se introduza tecnologia em sala de aula, nenhuma escola pública pode beneficiar-se disso enquanto não for permitido a seus diretores demitir maus professores.

April Castro, da agência de notícias Associated Press (AP), disse que Jobs comparou escolas a empresas e os diretores das escolas aos equivalentes das empresas. "Que tipo de pessoa você colocaria para tocar um pequeno negócio dizendo-lhe que não pode demitir ninguém que não faça um bom trabalho?", perguntou ele, arrancando efusivos aplausos da platéia, sem saber que o exemplo aplica-se também ao caso brasileiro.

Para Jobs, alguém que seja escalado para dirigir uma equipe formada por maus profissionais sabe que não tem como vencer.

Castro prossegue contando que, em uma rara aparição pública conjunta, Jobs dividiu o palco com seu concorrente Michael Dell, fundador e diretor-presidente da Dell Inc. Ambos falaram do potencial incentivo à educação decorrente da introdução da tecnologia em sala de aula. "Creio que o que está errado com as escolas desta nação é que elas se tornaram sindicalizadas da pior maneira possível", criticou. "Essa sindicalização e a estabilidade no emprego de professores do nível básico são uma loucura sem tamanho".

Castro conta também que Dell permaneceu quieto e sentado quase o tempo todo enquanto Jobs foi várias vezes interrompido pelos entusiasmados aplausos da platéia.

Em sua breve participação, Dell disse que os sindicatos foram criados porque "o empregador estava tratando os empregados injustamente e isso não era bom. Então agora temos empresas que cuidam bem de seu pessoal. Os funcionários venceram, deram-se muito bem e estão sendo bem sucedidos", disse.

Segundo Castro, Jobs contou à platéia sua visão da escola do futuro, na qual livros e outros papéis cederão lugar a fontes grátis de informação online constantemente atualizada por especialistas, num modelo semelhante ao que hoje é a enciclopédia gratuita Wikipedia.

"Acho que teremos muito mais material atualizado disponível para nossos alunos e estaremos disponibilizando uma tremenda quantidade de fundos com o qual compraremos veículos para a distribuição desse material -- computadores, Internet mais rápida, coisas como essas", disse Jobs.

Mais detalhes no artigo completo de Castro. 

Notícias Relacionadas
ClassifiMac
©2003-2009 MacPress - Todos os direitos reservados.
Logotipos e marcas exibidos neste site são propriedade de seus detentores legais.
As opiniões expressas em artigos, colunas e comentários são responsabilidade dos respectivos autores e podem não refletir a opinião do MacPress.
Compatível com HTML 4.01/W3C
O MacPress gera RSS compatível
Gerenciado com Mambo Open Source
Retorna à Home do MacPress