REPOSIÇÃO ALTERNATIVA
MUDANÇAS HORMONAIS
FASES DA TRANSIÇÃO
ÚLTIMA MENSTRUAÇÃO
MENOPAUSA PRECOCE
SECURA VAGINAL
INCONTINÊNCIA URINÁRIA
FALTA DE TESÃO
INSÔNIA
CALORES & SUORES
TRISTEZA & DEPRESSÃO
GANHO DE PESO
PELE & OSSO
TRH
REPOSIÇÃO ALTERNATIVA
TERAPIAS NÃO HORMONAIS
ALIMENTAÇÃO & EXERCÍCIOS
EXAMES & PREVENÇÃO
NOVIDADES DA PESQUISA
ARTIGOS & LIVROS
GLOSSÁRIO HORMONAL
GLOSSÁRIO FITOHORMONAL
DESTAQUES DA SEMANA
MAIS INTERAÇÃO
MODA & MENOPAUSA
ESPAÇO PARA ESPECIALISTAS
CANAL DA SOBRAC
PERGUNTAS & RESPOSTAS
EQUIPE DO SITE
Aviso: O MenosPausa é um espaço jornalístico independente. Seu conteúdo NÃO substitui a consulta ao médico.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O QUE É REPOSIÇÃO ALTERNATIVA 
HOMEOPATIA
HOMEOPATIA PARA ONDAS DE CALOR
FITOESTRÓGENO: OS EFEITOS, O TEMPO E AS DOSES
CREME DE PROGESTERONA NATURAL
GLOSSÁRIO FITOHORMONAL

Os médicos que trabalham com a medicina fitoterápica consideram reposição alternativa a que inclui hormônios bioidênticos aos que estão presentes no organismo feminino, de origem natural ou sintética, formulados sob medida para cada mulher, nas especificações e dosagens correspondentes ao que está faltando em seu corpo na transição para a menopausa, explica a médica paulista Dina Kaufman, em O QUE É REPOSIÇÃO ALTERNATIVA, o texto que abre esta seção. Existem outras alternativas para tratar os sintomas da menopausa como a homeopatia, que utiliza além das substâncias derivadas de plantas com propriedades hormonais outros fitoterápicos específicos, informa o homeopata e ginecologista também de São Paulo, João Mattoso.

Vamos tratar aqui desses recursos e da pesquisa sobre fitohormônios em geral, que podem resolver os calores e suores, melhorar o bem estar emocional e a qualidade de vida das mulheres que não querem ou não podem fazer a terapia clássica hormonal.

Os fitoestrogênios das isoflavonas da soja compõem, sem dúvida, a categoria mais estudada e melhor conhecida até agora, mas existem mais de 20 compostos com propriedades hormonais interessantes para melhorar o bem estar da mulher em fase de transição. Entre os eles destacam-se a progesterona natural, extraída do inhame mexicano, wild yam (Dioscorea villosa), o trevo vermelho, red clover (Trifolium pratense), a árvore da castidade ou chasteberry (Vitex agnus castus), e a actéia ou black cohosh (Cimicifuga racemosa).

Confira também nesta seção o conhecimento dos pesquisadores brasileiros sobre os fitoestrógenos e o glossários de fitohormônios mais indicados entre as alternativas de terapia no climatério.


<< voltar