REPOSIÇÃO ALTERNATIVA
MUDANÇAS HORMONAIS
FASES DA TRANSIÇÃO
ÚLTIMA MENSTRUAÇÃO
MENOPAUSA PRECOCE
SECURA VAGINAL
INCONTINÊNCIA URINÁRIA
FALTA DE TESÃO
INSÔNIA
CALORES & SUORES
TRISTEZA & DEPRESSÃO
GANHO DE PESO
PELE & OSSO
TRH
REPOSIÇÃO ALTERNATIVA
TERAPIAS NÃO HORMONAIS
ALIMENTAÇÃO & EXERCÍCIOS
EXAMES & PREVENÇÃO
NOVIDADES DA PESQUISA
ARTIGOS & LIVROS
GLOSSÁRIO HORMONAL
GLOSSÁRIO FITOHORMONAL
DESTAQUES DA SEMANA
MAIS INTERAÇÃO
MODA & MENOPAUSA
ESPAÇO PARA ESPECIALISTAS
CANAL DA SOBRAC
PERGUNTAS & RESPOSTAS
EQUIPE DO SITE
Aviso: O MenosPausa é um espaço jornalístico independente. Seu conteúdo NÃO substitui a consulta ao médico.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CREME DE PROGESTERONA NATURAL
Trata-se de um fitohormônio singular, obtido da diosgenina, substância abundante nas plantas da família Discorea, categoria dos carás silvestres. Do processamento da diosgenina, em laboratório, é possível obter uma molécula idêntica à da progesterona produzida nos ovários, daí o natural que acompanha o nome. Ela fornece alívio para os sintomas de calores e suores, acaba com a sensação de cansaço ou fadiga, melhora o sono e funciona como anti-depressivo, melhorando o humor das mulhereres em transição para a menopausa. A progesterona é o principal hormônio de reposição nesta fase, em que ovulamos em média 50% do tempo. Como se sabe só produzimos progesterona quando ovulamos e os folículos esvaziados do óvulo passam a fabricar o corpus luteum, a matéria prima da progesterona. Sem ovulação, portanto, caem os níveis desse hormônio e os estrogênios predominam no organismo. Viriam daí os sintomas típicos da perimenopausa como a sensação de inchaço físico, cistos nas mamas, experiência de fadiga, alterações de humor como irritabilidade e nervosismo e ondas de calor.
A progesterona natural desempenha várias funções benéficas no organismo de homens e mulheres, informa o precursor do uso desse hormônio para mulheres em menopausa, o médico norte-americano John Lee (1929-2003), autor de vários livros sobre o assunto. Nos Estados Unidos, o uso do hormônio natural é bastante conhecido e utilizado pelas mulheres há muitos anos. A sua principal função é contrabalançar os efeitos colaterais indesejáveis do estrógeno, o qual sem a oposição da progesterona permite a entrada de água e sódio nas células, contribui para a retenção de líquido e produz outros danos. "Sem a oposição da progesterona o estrógeno diminui a libido e aumenta a probabilidade de ocorrência de fibrocistos de mama, fibromas uterinos, câncer uterino (do endométrio) e câncer de mama. Todos esses efeitos colaterais indesejáveis do estrógeno são neutralizados pela progesterona e a restauração dos níveis apropriados de progesterona é conhecida como restauração do equilíbrio hormonal." escreve o médico norte-americano em seu livro "Progesterona Natural, um hormônio que você e seu médico precisam conhecer"(*)
A progesterona natural não tem nada a ver com os progestogênios ou progestágenos, como são chamados os hormônios da TRH combinada. Estes imitam a molécula de progesterona e sua função de proteger o útero do câncer. Mas não exercem a função de oposição aos estrogênios em outros órgãos, ao contrário, parecem oferecer mais riscos. É grande a discussão entre os médicos, atualmente, sobre os efeitos indesejáveis dos progestogênios no nosso organismo, desde os resultados do estudo do Women's Health Initiative (WHI). (Leia mais sobre isso na seção sobre TRH do Menospausa).
* A SENHORA EDITORA, SP 2003 - 200pgs - R$36,00
OS BENEFÍCIOS DA PROGESTERONA NATURAL NO ORGANISMO, SEGUNDO JOHN LEE
  • É precursora dos hormônios esteróides estrógeno e testosterona e da síntese de cortisona pelo córtex das supra-renais
  • Protege o endométrico do câncer
  • É um diurético natural
  • Ajuda o organismo a usar a gordura como fonte de energia, contribuindo para o controle do peso
  • É um antidepressivo natural
  • Ajuda a ação do hormônio da tireóide
  • Normaliza a coagulação do sangue evitando a formação de trombos
  • Restaura a libido
  • Ajuda a normalizar a glicose no sangue
  • Normaliza os níveis de zinco e cobre
  • Protege contra o câncer de mama
  • Estimula a fabricação de osso novo
O USO DE CREME DE PROGESTERONA NATURAL NO BRASIL
DR. JOSÉ CARLOS PEIXOTOOs ginecologistas brasileiros ignoram os benefícios da progesterona natural, com exceção de alguns homeopatas que vem prescrevendo o creme de uns dois anos para cá, não só para mulheres em transição mas com menopausa instalada. A via transdérmica é a forma mais eficaz de usar a progesterona natural. Por via oral o fitohormônio se desfaz no estômago e não tem nenhum efeito e a forma injetável não é considerada tão eficaz. O ginecologista João Luiz Mattoso de São Paulo, colaborador deste site, associa sempre o creme aos tratamentos que prescreve às pacientes, baseados na homeopatia. "A progesterona é precursora de outros hormônios e pode suprir o organismo do que estiver faltando, nesta fase de desequilíbrio e queda de produção por que as mulheres passam, restaurando com isso o equilíbrio", explica.
O médico José Carlos Peixoto, de Porto Alegre, é outro homeopata que vem recomendando o creme de progesterona natural há dois anos. "Os sintomas como secura vaginal, textura da pele, dores de cabeça e os fogachos parecem melhorar já nos meses iniciais de uso", diz ele, ao fazer a ressalva de que o fitohormônio demora em média 2 a 3 meses para começar a fazer efeito. "Algumas pacientes com transtornos de tireóide tem apresentado melhora dos exames específicos da glândula, depois de um tempo de tratamento e imagino até que possam vir a não precisar manter o uso do hormônio da tireóide como medicamento, no futuro", afirma o médico.
Peixoto pretende documentar a evolução do tratamento das pacientes que estão usando o creme de progesterona ao longo de 2004. "Comecei indicando o creme para mulheres já em fase de cessação menstrual, e que vem ao consultório com queixas sobre ondas de calor e sintomas ligados ao plano psíquico, como alterações de humor, estados depressivos ou de ansiedade", diz Peixoto. "Imaginei que seria uma recurso a mais de tratamento não convencional da menopausa e de outros distúrbios hormonais como a TPM para essa clientela que busca habitualmente a homeopatia como um recurso terapêutico menos agressivo." Depois de observar a evolução favorável das pacientes em tratamento, como ele diz, é que decidiu fazer o acompanhamento sistemático de cada paciente e documentar os benefícios do uso da progesterona no estado físico geral das mulheres. "É marcante a diferença que o creme oferece, de melhoria na qualidade de vida das mulheres, nesta fase."
Não é muito fácil achar o creme de progesterona natural feito de acordo com a formulação utilizada durante anos pelo médico norte-americano John Lee. Para produzir o efeito desejado é preciso que ele contenha a concentração adequada de progesterona natural. No Brasil, a farmácia de manipulação Amplo Espectro, de Porto Alegre, é a que tem mais tempo de experiência no produto. Sua farmacêutica responsável, Silvia Chagas, estudou a literatura disponível e pesquisou durante oito meses para desenvolver a formulação do creme, que não tem uma série de substâncias químicas prejudiciais. Sua progesterona é importada da Alemanha e do Japão, e baseada na diosgenina extraída da planta Discorea niponica. A Amplo Espectro vem fabricando o ProgestM, como se chama seu creme já faz sete anos. Ele não contém parabenos, nem propileno glicol ou produtos químicos prejudiciais à saúde, informa Silvia.
A dose recomendada do creme para mulheres em transição ou com menopausa estabelecida é de 20 mg ao dia, no início, o que corresponde a 2 gramas do aplicador que vem junto com o produto. Essa dose deve ser dividida em duas aplicações diárias. Mulheres que ainda menstruam devem usar o creme do 12º ao 26º dia. As que não menstruam mais são orientadas a passar o creme 25 dias seguidos e supender o uso durante uma semana.

ONDE COMPRAR

As farmácias Amplo Espectro, de Porto Alegre e Humanitas, de São Paulo estão preparadas para atender pedidos de todo Brasil do creme de progesterona natural:

Humanitas - tel: 11 - 32620631
Amplo Espectro - tel: 51 - 33282851

<< voltar